Em ano de pandemia, recuo nas vendas da Toyota foi menor do que a Volkswagen e japonesa virou a mais vendida do mundo
Elas travam um duelo desde 2015, sempre vencido pela alemã Volkswagen. Mas em 2020 a Toyota finalmente chegou ao topo das vendas globais de veículos, batendo a marca de 9 milhões e 530 mil carros comercializados. A Volks fechou o ano vendendo 9 milhões e 310 mil. Apesar dos números, as vendas caíram no ano marcado pela pandemia.
Para a Toyota o tombo foi menor. As vendas retraíram 11% em 2020, enquanto que a VW teve queda de 15%. A explicação se deve ao mercado em que cada uma está mais presente. A Toyota vende mais nos EUA, onde apesar do maior número de mortes pela Covid-19 a retração na venda de veículos foi menor, de 14,4%. Já o Grupo Volkswagen atua mais na União Europeia, onde a baixa nas vendas ficou em 24%, a maior queda anual da história.
Para a Volks, a perda do primeiro lugar não foi uma derrota. O CEO Herbert Diess já vem dizendo desde que assumiu o posto em 2018 que a sua intenção é focar mais no aumento dos lucros do que no número de vendas. Mais ou menos na mesma linha, a Toyota minimizou a conquista da liderança. “Nosso foco não é em que posição do ranking estamos mas em servir nossos clientes”, disse uma porta-voz da companhia japonesa à agência Reuters.
Liderado pelo Corolla, o conglomerado da Toyota é composto também por modelos da Lexus, Daihatsu e Hino. Já o grupo alemão tem, além da Volkswagen, a Audi, a Porsche, a Skoda e a Seat. Especialistas acreditam que elas permanecerão nos dois primeiros lugares até, pelo menos, o fim da década. Depois, com a eletrificação dos carros, é possível haver novos protagonistas no mercado de veículos.