Após anúncio do governo sobre a redução no preço de carros zero quilômetro através de uma medida de corte de impostos, muitos leitores têm chegado ao Turboway ao perguntar no Google “quando vão baixar os preços dos carros?”.
Segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin, que anunciou a medida, o corte nos impostos para estes veículos ainda passará por análise do Ministério da Fazenda que deverá estipular por quanto tempo essa renúncia de impostos deve acontecer. Entenda aqui como vai funcionar o desconto.
“Temos responsabilidade fiscal. A Fazenda pediu até 15 dias para dar seu parecer. A partir daí poderemos fazer a medida provisória”, disse Alckmin ao fazer o anúncio. Com isso é possível entender que qualquer mudança na política de preços só deve chegar às lojas na segunda quinzena de junho.
O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, explicou que é importante que o benefício seja de pelo menos 12 meses, para melhor planejamento e investimentos da indústria. Segundo ele, os descontos serão imediatos após a publicação da MP e do decreto e incidirão também sobre os veículos que já estão nos pátios das montadoras.
Usados devem cair
Outro efeito esperado é a redução de preços no mercado de usados. Por exemplo, o Fiat Mobi Trekking 2022 vale hoje na tabela Fipe algo em torno de R$ 63 mil. Esse deve ser o preço do veículo zero no próximo mês. Com isso alguns modelos deverão ter queda na tabela de usados.
Se você pretende comprar um carro nesta faixa nos próximos dias, é prudente aguardar um pouco mais. No entanto, fique de olho: as taxas de juros estão em alta. Parcelar em muitas vezes não é bom negócio. Se você precisar simular financiamento sem compromisso do banco ficar te ligando depois, use nossa calculadora.
Se você pretende vender um carro nessas condições, é bom correr por uma boa proposta.