A antiga fábrica da Troller em Horizonte (CE) voltará a montar veículos, segundo informações publicadas pelo Uol. A fábrica está desativada desde 2021 e pertencia à Ford, que controlou a Troller até o seu fechamento total naquele ano.
Após a desativação, a fábrica do Ceará foi transferida para o Governo do Estado. Desde então o governo realizou algumas mudanças no entorno da fábrica, inclusive anexando alguns terrenos e planejando transformar o local em um polo automotivo, com o funcionamento de diversas indústrias.
No novo modelo de produção a antiga fábrica não será necessariamente ocupada por uma única marca. É um modelo semelhante ao que já funciona em outros países, como no Uruguai. Uma empresa nacional se associa a uma empresa estrangeira para montar os veículos e eles são lançados por aqui. Não significa que haverá produção local de peças, já que a empresa que administra o local indicou que duas marcas chinesas – ainda não reveladas – deverão usar o local para montar carros com peças trazidas da China.
Quando a Ford anunciou sua desistência em produzir veículos no Brasil, em janeiro de 2021, ela manteve a fábrica da Troller em funcionamento até setembro com a justificativa que terminaria de montar alguns modelos que já tinham encomenda e também produzir peças de reposição. Todo o estoque da fábrica do Ceará foi transferido para os centros de distribuição da Ford que permaneceram em funcionamento.