Ele tinha saído meio que pela porta dos fundos da F1. E eis que Daniel Ricciardo está de volta. O piloto australiano foi confirmado pela AlphaTauri como substituto de Nyck de Vries, demitido nesta segunda-feira por causa dos maus resultados na temporada.
Ricciardo, um dos pilotos mais carismáticos da Fórmula 1, era terceiro piloto da Red Bull, time principal da marca. Chegou, inclusive, a testar pneus pela equipe líder do campeonato nesta terça-feira, no circuito de Silverstone, onde no domingo Verstappen venceu mais uma prova na temporada.
Daniel já foi piloto titular da Red Bull de 2014 a 2018, após vir da equipe satélite Toro Rosso (hoje AlphaTauri), onde correu de 2011 (quando também teve uma rápida passagem pela HRT) a 2013. Os últimos anos foram de Renault (2019 e 2020) e McLaren (2021 e 2022).
Em 232 grandes prêmios, o australiano de 34 anos venceu 8, sendo 7 de Red Bull e 1 de McLaren, além de ter conquistado 32 pódios, 16 voltas mais rápidas e 3 pole positions.
“Estou muito feliz em receber Daniel de volta. Não há dúvidas sobre suas habilidades de pilotagem, e ele já conhece muitos de nós, então a integração será fácil e direto ao ponto. O time também vai se beneficiar muito com sua experiência, já que é um vencedor de oito GPs de F1”, disse Franz Tost, chefe da AlphaTauri, que também agredeceu Nyck e Vries.
Nyck de Vries é demitido da AlphaTauri
O holandês de Vries, de fato, não faz uma boa temporada. Em 10 corridas, não conquistou nenhum ponto. Ele deixa a F1 com 11 corridas, tendo feito 2 pontos, justamente na estréia, pela Williams, no GP da Itália de 2022. Aos 28 anos e sem brilho, é provável que ele deixe a categoria para sempre.
Apesar da demissão, não chega a ser uma pegação no pé contra de Vries. A Red Bull tem histórico de trocar pilotos da equipe B no meio da temporada. A última vez foi em 2019, quando Daniil Kvyat foi tirado da equipe para acomodar Pierre Gasly, recém rebaixado para a então STR.
Usada como laboratório, a equipe vem servindo de capacitação de pilotos formados na Academia Júnior do time austríaco, como Sebastian Vettel, o próprio Daniel Ricciardo, Carlos Sainz e o atual bicampeão Max Verstappen.
Em 2024 a AlphaTauri deverá mudar de nome, a ser anunciado.