Fiat apresentou o modelo no pay per view do BBB21, na tarde desta terça-feira, dia da final. Carro será um dos prêmios do vencedor.
O novo SUV da Fiat apareceu pela primeira vez em uma ação de marketing da empresa no Big Brother Brasil 21, na tarde desta terça-feira (4). Assim como já especulado nos últimos meses, o carro lembra muito o Fiat Argo, que serviu de base para sua concepção.
O carro ainda não tem nome. Segundo a Fiat, os internautas podem escolher entre as opções “Tuo”, “Domo” ou “Pulse”.
Veja abaixo as primeiras imagens do carro:
Na frente o veículo tem inspiração no visual que já é apresentado na Fiat Strada. O capô tem um recuo, lembrando o desenho que a Renault utilizava no Fluence. Olhando de cima, o veículo é muito semelhante ao Argo Trekking, com as barras no teto. Antena e aerofólio também não escondem que foram inspirados no que a Fiat já usa no Argo.
Outro ponto a se destacar foi a cor escolhida para a Fiat para a apresentação do modelo: um cinza que guarda semelhança com o Cinza Moonstone, cor que faz muito sucesso no seu concorrente Nivus. O novo SUV da Fiat foi criado sobre a plataforma MP1, que deu origem ao Argo e ao Cronos e que por sua vez deriva em parte (20%) do Fiat Punto. O projeto foi feito no Brasil, no Centro de Design da Fiat, que fica em Betim, Minas Gerais.
Novo SUV da Fiat deriva do Argo, não da Toro
A Fiat inicialmente apostou em fazer uma versão SUV da Toro (que acabou de receber uma atualização), como se viu no Salão do Automóvel de 2018 com o conceito Fastback. Depois não tocou mais no assunto, mas o que se sabe na imprensa automotiva é que novamente o plano teria ficado caro demais para o mercado brasileiro. Afinal, se a Fiat produzisse um produto de valor elevado concorreria com a Jeep, que é do mesmo grupo, gerando uma concorrência desnecessária.
O produto que chegará agora ao mercado é uma mistura do que a Fiat tem hoje em seu portfólio. Esse carro deve ficar em uma faixa de preço entre o Argo Trekking e a Toro, que costuma ter consumidores exigentes e que não gostam de levar desaforo para casa.
Motores novos
O novo SUV da Fiat será fabricado em Betim, Minas Gerais, e terá opções com motores 1.0 turbo e 1.3 (o mesmo usado no Argo). O motor 1.0 entrega até 130 cavalos e é novidade nos veículos da Stellantis, mas logo logo também estará em novas versões de Argo, Cronos e Strada.
Para quem acha que andar em um SUV com motor 1.0 pode ser um sofrimento, uma informação: ele deverá render 130cv de potência, muito próximo ao que o antigo 1.8 rende hoje (139cv), gastando muito menos. Quem já andou em um Jeep Renegade flex sabe do que estamos falando.
A nova linha de motores é fruto de um investimento de R$ 400 milhões para que a unidade de Betim fabrique 100 mil propulsores por ano, tornando a unidade o maior centro de produção de motores da América Latina. Serão fabricados as opções 1.0 turbo, de 3 cilindros, e 1.3 turbo, de 4 cilindros. Abaixo reproduzimos um vídeo divulgado pela Fiat sobre seus novos motores:
Multimídia preparada para compras
Em vídeos promocionais divulgados pela Fiat também foi possível ver que o novo Fiat terá central multimídia semelhante ao que a nova Toro passou a utilizar. A Fiat já informou que esse carro trará a evolução da central Uconnect, com wi-fi para os ocupantes e opções de compras online a partir da própria central.
Também já é possível afirmar que essa central terá conectividade com gadgets que poderão ligar o carro a distância, tipo o Apple Watch. Essa evolução é gerenciada pelo “Cart”, um sistema que terá informações de seu cartão de crédito e permitirá pagar compras em sistemas drive thru, pagar pedágios, estacionamentos e abastecimentos, por exemplo.
Segundo a Fiat, o sistema estará disponível no segundo semestre deste ano também para os compradores da nova Toro e a primeira empresa que terá seus serviços conectados é o McDonald’s. Ao se aproximar do drive, quem estiver no carro poderá fazer o pedido na tela da central multimídia, que informará ao restaurante em quanto tempo o cliente chegará. Ao chegar no balcão o pedido já estará pronto para retirada e a cobrança é feita diretamente pelo cartão cadastrado no sistema. Quando o motorista passar por pedágios, ele também será informado sobre a cobrança na tela do sistema.
Mas veja só, não vale ter esperanças que todas as versões ostentam as mesmas funções. Algumas funcionalidades, como a de ligar o carro a distância, deverão estar restritas às versões mais cara do carro, como acontece agora na Toro.
Preço
Também é possível afirmar que o carro concorrerá na faixa de preços do Nissan Kicks (fabricado em Resende, no Rio) e do Volkswagen Nivus (fabricado em São Bernardo do Campo, SP). Com os concorrentes nacionais, não faria nenhum $entido trazer um importado para aparecer na foto. Ele ficará abaixo dos preços do Jeep Renegade, para evitar uma concorrência dentro da própria casa. Isso nos faz deduzir que o carro terá versões com preços entre R$ 90 mil e R$ 120 mil.
Vai demorar para chegar nas concessionárias
O novo SUV da Fiat deve chegar às concessionárias só em agosto. O motivo é que atualmente há um gargalo na rede de produção e distribuição de carros no Brasil. Devido às consequências da pandemia, como paralisações na produção, falta de matéria prima e alta do preço do aço, há filas em concessionárias de várias marcas para a entrega de carros zero quilômetro.