Ele é o carro híbrido mais barato do Brasil, portanto uma ótima opção para quem quer ‘estrear’ num eletrificado. Mas o Kia Stonic está longe de ser um campeão de vendas. Bem longe. Em janeiro, foram apenas 88 unidades vendidas no Brasil, menos de 3 por dia. Para tentar mudar o jogo, a Kia acaba de dar um bom desconto: R$ 8 mil para quem comprar um modelo nas próximas duas semanas.
Com a promoção, o Kia Stonic cai de R$ 147.990 para R$ 139.990, com frete incluso. Para quem optar por uma cor perolizada, o preço sobe R$ 2.800. Já para a pintura bicolor, o acréscimo é de R$ 4.500. A promoção vai até 28 de fevereiro.
Importado da Coreia do Sul desde 2021, o Stonic tem porte de Fiat Pulse e vem com motor 1.0 turbo a gasolina, além de um motor elétrico de 48v. No total, eles entregam 120 cavalos e 20,4 kgfm, algo muito parecido com um motor Volkswagen 200 TSI, que equipa, por exemplo, modelos T-Cross, Nivus e Polo da montadora alemã.
O Kia Stonic vem com câmbio automatizado de 7 velocidades de dupla embreagem, ar condicionado digital single zone, acendimento automático de faróis, botão start-stop, câmera de ré e tela multimídia de 8 polegadas, do tipo flutuante.
Na Coreia ele também não é um campeão de vendas. Lançado em 2017, portanto já defasado no mercado local, ele não apareceu nem entre os 30 modelos mais vendidos do país asiático em 2022. Pelo menos 12 modelos da Kia vendem mais do que ele: Carnival, Sorento, Bongo, K5, Seltos, Morning, Ray, K7, K3, Sportage, Mohave e Niro.
O Stonic é classificado como híbrido leve (MPHEV), em que o motor elétrico atua apenas para entregar potência e economia de combustível. Já nos híbridos convencionais (HEV), os motores elétricos trabalham também na tração do carro. Por fim, os hibridos plug-in (PHEV) podem ser carregados na tomada. Neles, o motorista pode escolher se quer conduzir apenas com o modo elétrico, com o motor a combustão ou com ambos.