As ações das maiores montadoras de carros da Europa caíram nesta segunda-feira, após o anúncio de tarifas protecionistas por parte de Donald Trump contra países que exportam para os Estados Unidos. Trump anunciou tarifas de 25% para México e Canadá e 10% para a China.
Stellantis e Volkswagen, com grandes produções no México, sofreram o golpe. A Stellantis viu seus papeis em bolsa de valores caírem 6,8%, enquanto a Volkswagen recuou 5,8%.
EUA e México anunciaram um acordo que prorroga a implantação da tarifa em um mês, mas mesmo assim as ações das montadoras europeias caíram. É preciso ver como as bolsas abrem nesta terça para saber o real impacto.
O México tem papel decisivo no comércio com os EUA. Especialistas entendem que a relação entre os dois vizinhos é mais importante do que um possível anúncio de tarifas americanas diretamente contra a União Europeia. Em geral, Stellantis e Volkswagen vendem para os EUA carros produzidos em solo mexicano e não diretamente da Europa.
Além das duas gigantes, outras montadoras europeias sofreram baixas na bolsa. As ações da Volvo recuaram 6,5%, enquanto as alemãs Mercedes, BMW e Porsche caíram por volta de 4% cada uma. Houve reação em cadeia. A gigante fornecedora de peças francesa Valeo recuou 7,4% durante as atividades da bolsa nesta segunda-feira.
Há um temor entre as empresas americanas. Ford e GM possuem grandes fábricas no México, aproveitando-se da mão de obra mais barata. A Ford produziu e exportou 270 mil modelos como Maverick, Bronco Sport e Mustang Mach-E para os EUA e não tem condições de fabricar os mesmos modelos em solo americano da noite para o dia.
A GM exporta ainda mais para os EUA. Todos os anos saem de plantas mexicanas cerca de 650 mil modelos, como Silverado, Equinox e Blazer. Com o tarifaço, os modelos automaticamente perdem competitividade e tendem a encalhar nos pátios.