ACC, ADAS, AEB… o que são as principais siglas dos carros atuais e para que servem?

Siglas foram inventadas para padronizar mercado de fornecimento de peças, mas causam dúvidas aos menos familiarizados

Não começou hoje, mas as siglas automotivas nunca estiveram tão em evidência como agora. Se antes elas serviam mais para indicar versões e pequenos detalhes, hoje estão em todos os catálogos e descritivos de carros zero quilômetro. Mas afinal, o que é ACC, AEB, APA, PDS, ADAS e etc? Vamos explicar.

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A indústria automotiva não decidiu usar as siglas apenas por chatice. Elas servem para padronizar os termos técnicos e organizar o mercado, especialmente porque a maioria destes sistemas é desenvolvida por empresas parceiras e só depois integrada aos carros.

Imagina a Volkswagen encomendar uma ‘peça que ajusta a velocidade do carro conforme o tráfego à frente’ para fornecedores chineses e americanos. Imagina se na tradução o parceiro chinês entenda diferente e entregue algo errado? Basta padronizar e reduzir termos complexos e frases longas a siglas, não concorda?

O problema é que se isso parece simples para a indústria, acaba que para o consumidor tudo vira uma sopa de letrinhas. A confusão só piora se o cliente for menos experiente no ramo – ou da velha guarda mais acostumada com a simplicidade do encher o tanque e virar a chave.



O que é ADAS no carro?

Para entender o mar de siglas automotivas, a primeira delas a se saber é a ADAS, pois ela é a mãe de todas as siglas atuais. ADAS é um acrônimo para Advanced Driver Assistance System, ou Sistema Avançado de Assistência ao Condutor. Deste conjunto de sistemas que ajudam na navegação e na segurança saem todas as siglas.

ACC – (Adaptive Cruise Control): Essa é a sigla mais comum e mais conhecida do mercado. Este sistema é uma evolução do piloto automático, pois além de manter a velocidade sem a necessidade de usar o pedal, ele ajusta a velocidade do carro conforme o tráfego à frente, por meio de sensores.

Por que é útil? É ótimo para viagens longas em rodovias, pois reduz a fadiga do motorista e mantém uma condução mais segura e confortável. Ele resolve uma questão que os pilotos automáticos não fazem: e se o motorista da frente diminuir a velocidade e eu começar a me aproximar de mais? O ACC calibra tudo pra você.

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AEB (Autonomous Emergency Braking): Essa é a sigla internacional para o sistema de freio automático. Ele pode ser chamado também de AEBS, sendo o S para System. O carro usa sensores e radares para enxergar o que vem pela frente. Se houver um obstáculo (pode ser um pedestre ou um carro que freou de repente), ele te avisa e também freia para reduzir o impacto.

Por que é útil? Imagina alguém te avisar ou até mesmo começar a frear por você e evitar o pior?

LDW (Lane Departure Warning): O assistente de permanência na faixa nada mais é do que o carro ficar naquela faixa de rolamento por você, corrigindo o seu volante, caso você comece a sair da faixa sem ter dado seta. Pode ser um aviso sonoro, uma luz no painel ou mesmo uma correção na direção, por meio de outra sigla o LKA (Lane Keeping Assist).

Por que é útil? Ele ajuda a evitar acidente por distração e sono, já que muitos alertas são sonoros e podem acordar o condutor.

PDS (Pedestrian Detection System): O sistema de detecção de pedestres também usa sensores para identificar o mundo ao redor. O foco aqui é em pessoas ou bicicletas que eventualmente cruzem o caminho. Em caso de risco de colisão, ele emite alerta e em último caso aciona os freios. É um pouco mais avançado que o sistema de frenagem automática, porque o foco é em alvos menores.

Por que é útil? Porque salva vidas, principalmente em áreas densamente povoadas, onde a qualquer momento um ciclista ou um pedestre pode cruzar o caminho.

APA (Automatic Parking Assist): O assistente de estacionamento é muito admirado e virou sonho de muito motorista, especialmente aqueles que não gostam muito de manobrar. Basicamente, o carro assume o controle da direção para estacionar o veículo para você. Há aqueles em que você apenas usa os pedais enquanto ele vira o volante e, em versões mais avançadas, o carro faz tudo por você.

Por que é útil? Porque facilita a vida de quem convive com estacionamentos apertados e não gosta muito de manobras.

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