De tempos em tempos, viraliza nas redes sociais uma espécie de texto ‘utilidade pública’, em que, em poucas palavras o leitor aprende como sobreviver em um acidente em que o carro cai na água. O texto publicado no Instagram, LinkedIn, Facebook e TikTok afirma que o correto é tentar escapar pelo vidro da tampa traseira, já que o carro supostamente não afunda completamente, permanecendo com a traseira fora da água. Será? Checamos.
Infelizmente, não é possível garantir que o carro permanecerá com a traseira fora da água. Mas há uma meia verdade no texto. Em geral, nos carros com motor na frente, é provável que ele irá afundar primeiramente pela parte da frontal, mais pesada, sendo a traseira a última a descer completamente. Mas a diferença de tempo entre o afundamento das duas partes é relativamente curta.
O máximo que os ocupantes terão à disposição é alguns segundos a mais para deixar o veículo pela parte traseira. Resta saber se este tempo será suficiente.
É que o tempo que se irá perder ao sair do banco traseiro, se posicionar no traseiro, quebrar o vidro e sair pode ser maior do que simplesmente sair pela parte frontal. Em uma situação destas, cada segundo conta. Será algo a se avaliar na hora, ao mesmo tempo em que se toma decisões importantes e rápidas.
Em geral, do tempo em que se ocorre o acidente até a submersão do carro as vítimas terão por volta de 30 segundos para escaparem do carro e depois partir para outra etapa, a do nado até a superfície. Quanto mais rápido sair do carro, mais perto da superfície se estará e menos nado será preciso realizar.
O que fazer se você cair com o carro em um corpo d’água?
A primeira orientação dos especialistas é: mantenha-se calmo, por mais difícil que pareça. É que quando entramos em pânico desperdiçamos o pouco da energia necessária para sobrevivência. Comece imediatamente a agir, mas mantenha a calma.
Quando o carro começa a afundar, a diferença de pressão irá dificultar a abertura de portas e janelas. A dica aqui é quebrar o vidro que estiver mais próximo de você. E como quebrar o vidro do carro que está afundando na água?
Como quase ninguém tem um martelo no porta-luvas, a dica aqui é usar o encosto de cabeça do banco. A ponta metálica é suficiente para quebrar um vidro grande. Basta bater com ela sobre o vidro que ele irá quebrar, afirma a Defesa Civil do Estado de SP.
Depois disso, é correr para contra a água que irá entrar e sair para a superfície o mais rapidamente possível. Se você estiver com mais gente no carro, primeiramente solte o cinto de todos os ocupantes e avise do que irá fazer. Enquanto não entrar água no carro, oriente a todos a respirar profundamente o máximo de vezes que conseguirem, até o momento em que o vidro for quebrado. E ajude a todos a sair, se for possível.
Se estiver difícil para as pessoas virem até o vidro que você quebrou, oriente-as a sair pelas portas momentos depois de quebrar o vidro. E que quando a água começar a entrar no carro, a diferença de pressão se igualará e a porta poderá ser aberta. O problema é que o carro passará a afundar mais rapidamente e poderá ser tarde para subir até a superfície.
Como se preparar para o pior?
Ninguém estará totalmente preparado para o pior se nunca treinar para a situação. Uma dica é testar, com o carro estacionado, os principais movimentos a serem feitos. Treinar como tirar o encosto do carro, treinar como acessar o banco traseiro por dentro para retirar os ocupantes, treinar como se abre o cinto da cadeirinha das crianças. E treinar as crianças a serem autossuficientes neste caso.
Tudo isso irá ajudar na fuga. Outra dica, essa fundamental, é aprender a nadar. Pessoas que sabem nadar terão dificudade nesta situação. As que não souberem dificilmente irão se salvar.