Nos últimos meses o SUV da Hyundai encostou no lider do segmento, o Jeep Renegade.
Beliscar a liderança da Jeep, que se consolidou no topo dos SUVs, é um feito e tanto. No ano passado o Volkswagen T-Cross chegou a esse feito e após um mês de julho atípico em vendas conseguiu volume para desbancar o reinado da Jeep: o T-Cross foi o SUV mais vendido no Brasil em 2020.
Em 2021 outro SUV entrou na briga. O Hyundai Creta, que já caminha para seu quinto aniversário no mercado, tem disputado a liderança nas vendas com o Renegade. Em abril o Creta vendeu 6173 unidades, somente 13 carros a menos que o Jeep. Um movimento inédito até então e que tende a se repetir em maio: na primeira quinzena do mês estava lá novamente o Creta na segunda posição. Veja abaixo as fotos do novo Creta, publicadas no México pelo site Motorpasión, que deve chegar ao Brasil no segundo semestre:
Pontos a se destacar é que apesar de estarmos comparando as vendas do Creta com o Jeep, eles têm posicionamentos diferentes no mercado. O Jeep possui uma variedade de versões que não encontram paralelo no modelo da Hyundai. O Creta parte de R$ 89 mil. O Renegade parte de R$ 97 mil, mas as versões mais completas passam de R$ 120 mil, chegando a R$ 180 mil na versão diesel, que não encontra semelhante na linha Hyundai.
Outro ponto que observamos é que o Creta possivelmente absorveu vendas que antes iam para o Ford Ecosport, que antes de ser descontinuado estava em faixa semelhante de preços e opções. O que o Creta terá pela frente? O novo SUV da Fiat.
O Creta vai mudar agora no segundo semestre de 2021. Vai adotar novos faróis, lanternas, dar uma rejuvenescida por dentro e ficar semelhante a versão fabricada na Índia, que é exportada para o México. O Creta brasileiro é fabricado em Piracicaba e apesar das mudanças, deve manter os nomes das versões atuais Attitude, Action, Limited e Prestige. Os motores atuais serão mantidos, o 1.6 de 130cv e o 2.0, de 166cv.