Se em um passado recente ele era inalcançável pelo grande publico, coisa de rico, de tuneiro e etc, hoje ele ganha cada vez mais as ruas. Dos 15 carros mais vendidos no país, segundo a Fenabrave, o motor turbo está presente em 8, em pelo menos uma versão – em 3 deles ele é 100% presente. O levantamento é do site Primeira Marcha (veja mais abaixo).
A presença do turbo entre os mais vendidos é muito recente. Começou pelo Up, que trouxe a versão 1.0 turbo com números de 1.6 aspirado. Foi em 2015, quando o mercado ainda era totalmente dominado pelos aspirados. Com o tempo, isso mudou.
Foi a Volkswagen a responsável por ampliar a presença do turbo entre os mais vendidos. Depois de sair na frente com o Up, ela trouxe o motor sobrealimentado no Polo e no Virtus, em 2017, depois no T-Cross, em 2019, e finalmente no Nivus, em 2020. Estes dois últimos são vendidos apenas com a motorização turbo, deixando claro que a preferência caiu no gosto do público – e das montadoras.
Além de T-Cross e Nivus, outro modelo 100% turbo é o Chevrolet Tracker, lançado em 2020. Hoje o Tracker é o carro 100% turbo mais vendido do país, ocupando a 12ª colocação geral.
A Chevrolet também oferece turbo em modelos de maior saída, com o o Onix e Onix Plus, mais vendidos do país até a crise dos semicondutores.
Faltou a Fiat
Se olharmos para os números, é de se imaginar que o sucesso do turbo é grande, afinal ele é oferecido em mais da metade dos carros mais vendidos do país. Mas poderia ser muito melhor se a Stellantis (dona da Fiat, Jeep, Peugeot e outras) não estivesse atrasada nessa tendência.
O Fiat Strada, carro mais vendido do país, não oferece a motorização em nenhuma versão. O Jeep Renegade só oferece a opção turbodiesel (desconsiderada nesse levantamento, que inclui apenas turbo para motores flex). Argo e Mobi, outros campeões de vendas, também só possuem versões aspiradas.
Apenas recentemente a Fiat inaugurou versões turbo. O Fiat Toro e o Jeep Compass são os primeiros a usar o motor 1.3 turbo desenvolvido pela Stellantis. Apesar de atrasada no turbo, a montadora já está se adiantando à chegada dos elétricos, com previsão de inaugurar uma fábrica de motores híbridos em Betim/MG, em 2024.
Confira a lista dos carros mais vendidos e a porcentagem de versões turbo
MODELO | VENDAS | VENDAS TURBO |
Fiat Strada | 51.369 | 0% |
Chevrolet Onix | 38.980 | 49% (19.142) |
Hyundai HB20 | 37.805 | 9% (3.305) |
Jeep Renegade | 33.105 | 0% |
Fiat Argo | 32.549 | 0% |
VW Gol | 32.230 | 0% |
Fiat Mobi | 31.828 | 0% |
Fiat Toro | 28.190 | 3,5% (1.018) |
Hyundai Creta | 27.593 | 0% |
Chevrolet Onix Plus | 27.352 | 67% (18.201) |
Jeep Compass | 26.513 | 5,8% (1.536) |
Chevrolet Tracker | 26.139 | 100% (26.139) |
VW T-Cross | 25.865 | 100% (25.865) |
Renault Kwid | 23.105 | 0% |
VW Nivus | 17.115 | 100% (17.115) |
Mudança de nome
A chegada com tudo do motor turbo fez com que as montadoras mudassem as nomenclaturas das versões. Antes – e por muito tempo – era usado o tamanho do motor em litros, mas o turbo fez com que esse tamanho diminuísse. Hoje, um motor 1.0 turbo rende mais do que um 1.8 aspirado antigo, por exemplo.
Com o público ainda habituado às cilindradas, as montadoras estão preferindo nomear as versões pelo torque. O Jeep 1.3 turbo virou T270. O T-Cross 1.0 turbo virou 200 TSI.