Lançamento da Caoa Chery é a atualização do Tiggo 2 na China, mas aqui virou uma versão a parte e R$ 16 mil mais cara.
A Caoa Chery colocou no mercado o Tiggo 3x, um carro muito semelhante ao Tiggo 2, que já temos no Brasil de longa data e foi o ponto inicial da saga dos SUVs da Chery no país. De fato o veículo usa a mesma carroceria porque o Tiggo 3 nada mais é do que a reestilização do Tiggo 2 na China. Porém por aqui a Caoa Chery decidiu manter a versão como um carro mais simples, de entrada, e lançar o produto com mudanças para um outro possível público.
A base dos dois Tiggos é o projeto do Chery Celer, que não fez sucesso no Brasil. A partir dele a Caoa trouxe o Tiggo 2 ao Brasil e agora o Tiggo 3.
Diferenças
Do ponto de vista externo, a diferença entre os Tiggos é a frente. Enquanto o novo Tiggo 3x recebeu novas lanternas e grades frontais, o Tiggo 2 continua com o visual de seu lançamento. Ambos são produzidos na unidade da Caoa Chery em Jacareí, no interior de São Paulo.
A grande diferença dos Tiggos está no motor. O Tiggo 3x inaugura o motor 1.0 turbo da Chery no Brasil, um motor que é capaz de atingir 172 km/h e consome 7,8 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada, isso no etanol. Na gasolina faz 11,2 e 12,2 km/l.
Comparando com o Tiggo 2, ele é capaz de desenvolver até 167 km/h e consome 6,9 km/l e 8,5 km/l no etanol e 10 e 11,9 km/l na gasolina. Da para observar que os números são muito próximos, com leve vantagem para o carro de lançamento.
Outra diferença entre os modelos é a configuração de equipamentos, novamente com vantagem para o lançamento. O Tiggo 3x tem, já na versão de entrada, assistente de partidas em rampa, controle de descida, controle de tração e estabilidade e rodas de liga leve de 16 polegadas. O carro vem com dois airbags, que é o mínimo obrigatório da nossa legislação. A versão mais cara do Tiggo 3X agrega faróis full-led, bancos de couro, painel com display colorido, chave presencial com partida no botão, câmera de ré e rodas exclusivas.
Preços
E o Tiggo 2? Já não trazia um monte destes acessórios? Esse é um ponto interessante, porque a Chery lançou o Tiggo 2 em 2018 com a proposta de ser um SUV barato (custava R$ 59.990,00) com acessórios que seus concorrentes um pouco mais caros não tinham. Esses concorrentes na época eram Ford Ecosport e o Nissan Kicks. Agora o Tiggo 2 perde alguns acessórios para justificar a chegada do Tiggo 3x. Podemos elencar a chave presencial e o farol full-LED nesta lista.
A Chery posicionou o Tiggo 2 como seu carro de entrada no Brasil. Embora o preço seja longe de se chamado de “acessível”, ele está em uma faixa de preço abaixo de SUVs de entrada de outras marcas, como o Nivus e o Duster. Outro concorrente que chega em breve, o Fiat Pulse, também deve vir mais caro. Em resumo, a Chery vai brigar com esses carros com o Tiggo 3X e deixou o Tiggo 2 para um público que quer sair de um compacto e ter um carro com aparência mais robusta.
Partir para a concorrência direta é uma estratégia interessante da Caoa Chery, que vem ganhando mercado e chegou a passar a Ford no Top10 de vendas em maio. Abaixo fizemos o comparativo das versões mais baratas dos Tiggos 2 e 3x:
Tiggo 2 | Tiggo 3X | |
Motor | 1.5 aspirado | 1.0 turbo |
0 a 100 km/h | 15 segundos | 14,2 segundos |
Vel máxima | 167 km/h | 172 km/h |
Câmbio | Manual | CVT (9 marchas) |
Fabricação | Jacareí, SP | Jacareí, SP |
Preço | R$ 78.590,00 | R$ 94.990,00 |