Veículo foi apresentado como conceito há dois anos, mas projeto defasado gerou críticas internas. Montadora italiana só tem dois modelos em produção e o último lançamento foi em 2016.
Os fãs da Alfa Romeo se perguntam até hoje onde está o Tonale, que chegou a ser mostrado como carro conceito no Salão de Genebra, em 2019, e era esperado para este ano, mas até agora não tem data de lançamento. Seria o primeiro produto da montadora desenvolvido sobre plataforma da Jeep, que pertence ao mesmo grupo. Um site automotivo europeu trouxe informações que revelam o motivo do atraso: o veículo não agradou à cúpula da Stellantis, que pediu atualizações a altura do nome da marca.
O relatório da Automotive News Europa foi revelado pelo site Autocar em abril. Ele sugere que o atraso no lançamento do carro é atribuído à fusão das empresas que gerou a Stellantis. O CEO da Stellantis, Jean-Phillipe Imparato, exigiu que o carro tenha melhor desempenho em sua versão híbrida. Jean-Phillipe é francês e era o presidente da Peugeot. Ele ficou conhecido por tirar a empresa francesa de uma situação de quase falência para um ambiente rentável.
A Alfa Romeo era uma empresa sob comando da Fiat e agora também faz parte do grupo Stellantis, que juntou Fiat e Peugeot. O Tonale é desenvolvido sobre a plataforma do Compass híbrido e terá motor elétrico de 237 cv e autonomia cerca de 50 quilômetros. Quando necessário, ele é alimentado pelo motor 1.3 a gasolina. A Alfa não tem distribuição oficial no Brasil, então só é possível comprar veículos da marca através de importadoras.
O Compass híbrido é vendido na Europa como um modelo intermediário. O Tonale, apesar de compartilhar parte da estrutura, tem a missão de ser um veículo premium, já que a Alfa Romeo é um braço do grupo Stellantis de veículos de maior valor agregado. Sendo assim, o que se espera dele é realmente muito mais do que se espera de um Jeep Compass.
Tonale não sai antes de 2022
A Alfa Romeo se pronunciou para o Autocar, informando que o modelo está sendo atualizado antes de chegar ao mercado. “O Tonale será o primeiro marco do futuro da Alfa Romeo, e queremos estar no mercado com a oferta eletrificada mais atualizada, aproveitando a tecnologia e o know-how da Stellantis. Nossas equipes em Pomigliano (sede da empresa) estão trabalhando fortemente para atualizar a linha de produção”.
Segundo o Autocar, o carro não chega antes de 2022. Atualmente a Alfa Romeo comercializa o Giulia e o Stelvio, que também é um SUV, porém a gasolina. Outro modelo da Alfa, o “Giulietta”, inspirou o farol traseiro do Fiat Argo e foi aposentado no final do ano passado.