Será o primeiro SUV original da marca no Brasil e ele será apresentado na final do programa Big Brother Brasil, da TV Globo, e será levada pelo vencedor.
A Fiat está prestes a embarcar no segmento dos SUV, que caiu no gosto do brasileiro. Das marcas que mais vendem no país, a Fiat é a última a ter um veículo do gênero. Vejamos: a Volkswagen já tem Nivus, T-Cross e o Taos que está chegando. A Chevrolet tem o Tracker, Equinox, Blazer. Se considerarmos que o primeiro “SUV acessível” ao brasileiro foi o Ford Ecosport, dá para afirmar que a Fiat demorou quase 20 anos para ter o seu.
Houve uma tentativa não muito bem sucedida com o Fiat Freemont, em 2012, que era uma solução baseada no Dodge Journey (leia-se Dodge Journey com o logo da Fiat). O modelo ficou quatro anos no mercado e chegou a conviver alguns meses nas concessionárias com a Toro, que não é um SUV, mas tem características semelhantes que agradam o consumidor.
A imagem que ilustra acima foi divulgada pela Fiat nesta segunda-feira (3). O visual completo do carro será conhecido na terça-feira, no Big Brother Brasil.
Para ocupar o lugar do Freemont a empresa esperava trazer da Itália o Fiat 500X, o SUV baseado no Fiat 500, que roda pela Europa até hoje. Porém a alta do dólar frustrou os planos da empresa e foi batido o martelo para desenvolver um produto nacional que ficasse dentro da faixa de preço dos concorrentes.
Novo SUV da Fiat deriva do Argo, não da Toro
A Fiat inicialmente apostou em fazer uma versão SUV da Toro (que acabou de receber uma atualização), como se viu no Salão do Automóvel de 2018 com o conceito Fastback. Depois não tocou mais no assunto, mas o que se sabe na imprensa automotiva é que novamente o plano teria ficado caro demais para o mercado brasileiro. Afinal, se a Fiat produzisse um produto de valor elevado concorreria com a Jeep, que é do mesmo grupo, gerando uma concorrência desnecessária.
O produto que chegará agora ao mercado é uma mistura do que a Fiat tem hoje em seu portfólio. Esse carro deve ficar em uma faixa de preço entre o Argo Trekking e a Toro, que costuma ter consumidores exigentes e que não gostam de levar desaforo para casa.
A Fiat chamou o novo veículo provisoriamente de Progetto 363. O nome verdadeiro também será divulgado na próxima semana. Ele deve ter características do Argo, inclusive utilizando vários componentes do compacto (abaixo vamos contando mais sobre isso).
Motores novos
O novo SUV da Fiat será fabricado em Betim, Minas Gerais, e terá opções com motores 1.0 e 1.3 turbo. O motor 1.3 Turbo entrega 180 cavalos e 27,5 kgfm e é o mesmo utilizado na Nova Toro e equipa também o novo Compass e logo estará no Renegade. Esse motor substitui o antigo 1.8, que é usado há pelo menos uma década nos carros da Fiat.
O 1.0 Turbo é novidade nos veículos da Stellantis, mas logo logo também estará em novas versões de Argo, Cronos e Strada. E vou além: com a junção com a Peugeot e Citroën, esses motores futuramente estarão também na linha da marcas francesas.
Para quem acha que andar em um SUV com motor 1.0 pode ser um sofrimento, uma informação: ele deverá render 130cv de potência, muito próximo ao que o antigo 1.8 rende hoje (139cv), gastando muito menos. Quem já andou em um Jeep Renegade flex sabe do que estamos falando.
A nova linha de motores é fruto de um investimento de R$ 400 milhões para que a unidade de Betim fabrique 100 mil propulsores por ano, tornando a unidade o maior centro de produção de motores da América Latina. Serão fabricados as opções 1.0 turbo, de 3 cilindros, e 1.3 turbo, de 4 cilindros. Abaixo reproduzimos um vídeo divulgado pela Fiat sobre seus novos motores:
Design
O novo SUV da Fiat foi criado sobre a plataforma MP1, que deu origem ao Argo e ao Cronos e que por sua vez deriva em parte (20%) do Fiat Punto. O projeto foi feito no Brasil, no Centro de Design da Fiat, que fica em Betim, Minas Gerais. Pelos carros de teste observados na rua até agora já é possível dizer que o novo SUV não copiará o painel do Argo e deve sim ter a multimídia sobressalente, aí sim como a do Argo, porém com um desenho diferente. Mais fina e maior.
Aliás a Fiat tem se saído muito bem em guardar seus segredos. A dois dias do lançamento do carro ninguém que cobre a área automotiva conseguiu uma imagem do carro sem disfarces. Sequer o nome definitivo do modelo vazou até o momento. A Revista Auto Esporte foi a única a ir mais longe e apostar em cinco nomes registrados pela Fiat recentemente, são eles: Revo, Pulse, Tuo, Domo e Nord.
Multimídia preparada para compras
Em vídeos promocionais divulgados pela Fiat também foi possível ver que o novo Fiat terá central multimídia semelhante ao que a nova Toro passou a utilizar. A Fiat já informou que esse carro trará a evolução da central Uconnect, com wi-fi para os ocupantes e opções de compras online a partir da própria central.
Também já é possível afirmar que essa central terá conectividade com gadgets que poderão ligar o carro a distância, tipo o Apple Watch. Essa evolução é gerenciada pelo “Cart”, um sistema que terá informações de seu cartão de crédito e permitirá pagar compras em sistemas drive thru, pagar pedágios, estacionamentos e abastecimentos, por exemplo.
Segundo a Fiat, o sistema estará disponível no segundo semestre deste ano também para os compradores da nova Toro e a primeira empresa que terá seus serviços conectados é o McDonald’s. Ao se aproximar do drive, quem estiver no carro poderá fazer o pedido na tela da central multimídia, que informará ao restaurante em quanto tempo o cliente chegará. Ao chegar no balcão o pedido já estará pronto para retirada e a cobrança é feita diretamente pelo cartão cadastrado no sistema. Quando o motorista passar por pedágios, ele também será informado sobre a cobrança na tela do sistema.
Mas veja só, não vale ter esperanças que todas as versões ostentam as mesmas funções. Algumas funcionalidades, como a de ligar o carro a distância, deverão estar restritas às versões mais cara do carro, como acontece agora na Toro.
Preço
Também é possível afirmar que o carro concorrerá na faixa de preços do Nissan Kicks (fabricado em Resende, no Rio) e do Volkswagen Nivus (fabricado em São Bernardo do Campo, SP). Com os concorrentes nacionais, não faria nenhum $entido trazer um importado para aparecer na foto. Ele ficará abaixo dos preços do Jeep Renegade, para evitar uma concorrência dentro da própria casa. Isso nos faz deduzir que o carro terá versões com preços entre R$ 90 mil e R$ 120 mil.
Estreia dia 4/5
O novo SUV da Fiat será apresentado ao público na final do Big Brother Brasil, no dia 4 de maio, e será o prêmio do vencedor. No entanto, o produto deve chegar às concessionárias só em agosto. O motivo é que atualmente há um gargalo na rede de produção e distribuição de carros no Brasil. Devido às consequências da pandemia, como paralisações na produção, falta de matéria prima e alta do preço do aço, há filas em concessionárias de várias marcas para a entrega de carros zero quilômetro.