Modelo será exportado para o mercado sul-americano e contou com investimentos de R$ 3,5 bi.
Principal lançamento da Volkswagen no ano, o VW Taos começou a ser fabricado na Argentina. O modelo é o primeiro SUV a ser montado no país vizinho e contou com investimento de US$ 650 milhões, cerca de R$ 3,5 bi, em valores atuais. Confira vídeo mostrando o início da produção ao final da reportagem.
É também o primeiro modelo novo fabricado na planta de General Pacheco em 10 anos. Além do Taos, a unidade fabrica a picape Amarok. O principal rival do Taos será o Jeep Compass, renovado e com novo motor turbo da Stellantis. A pré-venda é esperada para maio.
“Ver esse projeto concretizado, que contou muitos anos de negociações e desenvolvimento, é uma fonte muito grande de orgulho para toda a Volkswagen. Isso é resultado do esforço e comprometimento de todos os nossos colaboradores em conjunto com os representantes dos trabalhadores e o Governo”, afirma Pablo Di Si, presidente do grupo para a América do Sul.
O Taos é o último lançamento da chamada “Ofensiva SUV”, promovida pela montadora na América Latina. Antes deles vieram Tiguan, fabricado no México, T-Cross, e Nivus, fabricados no Brasil para toda a região.
VW Taos começa a ser fabricado: ele vem recheado
Em apresentação técnica no começo de 2021, a Volkswagen deu detalhes sobre o novo modelo, que será equipado com motores 1.4 TSI. O novo Taos virá com seletor de modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual), freio de estacionamento eletrônico com função EPB (para mantém o acionamento em saídas normais, aclives e declives) e DAA (que libera o freio quando o cinto for afivelado).
Também terá ACC com Stop and Go e Front Assist (frenagem automática parcial) e pacote AEB (com freio automático de emergência e detecção de pedestre), freio pós colisão, detector de fadiga, alerta de ponto cego, alerta de tráfego traseiro cruzado.
Outra novidade é a frenagem de manobra. Quando o motorista entrar em uma vaga os sensores dianteiros e traseiros freiam o carro automaticamente para evitar pequenas colisões durante a esterção. Para fechar a lista de equipamentos, o Taos terá sistema Kessy por aproximação e teto solar panorâmico.
O modelo, no entanto, não terá o sistema semi-autônomo de condução, anunciado esta semana para o Novo Polo europeu.
No mercado brasileiro, o Taos vai ocupar o posto de SUV médio premium, entre o T-Cross, SUV compacto mais vendido do Brasil em 2020, e o Tiguan, o SUV mais vendido da Europa e um dos SUVs mais vendidos do mundo nos últimos anos.