Não chega a ser uma surpresa, mas a Fiat oficializou o que ainda era uma possibilidade. O novo SUV da montadora, ainda chamado de “Progetto 363”, vai receber os novos motores 1.3 GSE turboflex. A confirmação foi feita por meio de um vídeo divulgado pela montadora (assista mais abaixo). A Fiat ainda não confirmou, mas é esperada uma versão de entrada 1.0 turbo do novo SUV.
A nova linha de motores é fruto de um investimento de R$ 400 milhões para que a unidade de Betim fabrique 100 mil propulsores por ano, tornando a unidade o maior centro de produção de motores da América Latina. Serão fabricados as opções 1.0 turbo, de 3 cilindros, e 1.3 turbo, de 4 cilindros.
Toda a linha foi alterada para montar os novos propulsores, mais potentes, menores e mais leves. Os blocos são agora de alumínio e o cabeçote foi inteiramente redesenhado. Ambos os motores possuem duas válvulas por cilindro, favorecendo a entrega de torque em baixas rotações.
O 1.3 GSE turboflex, que irá equipar o novo SUV, entrega 180 cavalos e 27,5 kgfm. Na nova nomenclatura de versões de carros usado pelas montadoras, ele será um 270 (inclusive é chamado de T270 em uma das versões do novo Compass). Já o motor 1.0 turboflex terá 131 cavalos e 21 kgfm, um 206, no jargão atual. É mais do que a família de motores da Volkswagen, nomeadas 200 TSI e 250 TSI.
Outros modelos da linha Stellantis também irão receber a nova família de motores. Além do Jeep Compass, o Jeep Renegade e a Fiat Toro já estão confirmados.