Chuva causou vários acidentes no GP deste domingo em Ímola. Verstappen fez prova impecável e Lewis Hamilton ficou em segundo após recuperação incrível. Lando Norris ficou em terceiro.
A segunda prova desta temporada da Fórmula 1 teve pontos memoráveis para os pilotos que chegaram ao pódio. Max Vertappen, da Red Bull, assumiu a liderança na largada, após uma disputa “bico a bico” com Lewis Hamilton, que tentou forçar a reação e acabou saindo da pista e levando a pior. A partir daí o caos foi instalado por uma chuva não esperada e que causou diversos acidentes.
A história deste GP da Emilia-Romagna, na Itália, começou a ser construída uma hora antes. É que a meteorologia apontava poucas chances de chuva neste domingo no autódromo. Deu zebra. Choveu e não foi pouco. O inglês Hamilton, que largou na pole e era o favorito, teve ainda um outro problema na volta 31. Em um erro bobo, ele saiu da pista e ficou na brita. Conseguiu voltar de marcha ré. Isso parecia ter custado a corrida, porém um acidente em seguida fez com que a prova entrasse em bandeira vermelha, quando os pilotos voltam para os boxes.
Recuperação de Hamilton
O acidente que motivou a bandeira vermelha foi entre George Russel e Valteri Bottas. Russel tentava passar Bottas quando foi fechado e tocou a roda dianteira na grama molhada. Ao tentar voltar para a pista ele perdeu o controle do carro, rodou e acertou a Mercedes de Bottas. Os dois saíram da pista em alta velocidade e ficaram com os carros destruídos. Com eles tudo bem, mas por precaução foram encaminhados ao hospital.
Com a relargada dos boxes, Hamilton se deu bem e conseguiu escalar da oitava para a segunda posição. A prova teve ainda uma rodada de Mick Schumacher, da Haas, na saída dos boxes. Ele rodou sozinho e bateu de frente com o carro no muro. Teve que voltar aos boxes em seguida para trocar a frente do carro.
Se Verstappen estava tranquilo na primeira posição, foi Hamilton e Lando Norris que protagonizaram uma bela disputa pela segunda. Lando protegeu a posição bravamente, porém foi superado por Hamilton que, chegou a buscar Verstappen. Só ameaçou. O holandês mostrou toda a sua habilidade e Hamilton sua experiência, já que uma ultrapassagem mal sucedida poderia anular todo o enorme trabalho de recuperação.
Veja a classificação do GP de Emilia-Romagna:
Com a vitória, Verstappen colou em Hamilton na classificação. Os pilotos estão separados por um ponto de diferença. A F1 volta em 2 de maio, no GP de Portugal.