Mês de fevereiro teve retração nas vendas, porém março deve ser um mês de surpresas com várias montadoras paradas por falta de peças.
No ranking de veículos mais vendidos em fevereiro de 2021, a Fiat segue com a liderança reconquistada no final do ano passado e a Volkswagen ultrapassou a Chevrolet no total de veículos vendidos. É o que aponta o ranking da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos (Fenabrave), que é mensalmente publicada pelo TurboMercado.
O veículo mais vendido no mês foi, mais uma vez, o Chevrolet Onix, com 10261 unidades. A diferença dele para o segundo colocado, a Fiat Strada, é de menos de 900 veículos (veja o ranking abaixo). Para março é esperada uma mudança no ranking de vendas, porque as montadoras estão com dificuldades de encontrar peças no mercado. A Chevrolet, por exemplo, vai parar sua fábrica do Onix este mês.
Mudanças de posições
A novidade no ranking dos 10 mais vendidos é o Fiat Mobi. O compacto da Fiat sempre frequentou as posições intermediárias, entre a décima segunda e décima oitava posição, junto com o Renault Kwid, seu concorrente. Porém em fevereiro o Mobi vendeu tanto quanto o Fiat Argo e ficou na sétima posição. O Argo ficou em sexto.
As vendas de fevereiro estão em queda devido o impacto da segunda onda da pandemia do Coronavirus e também pelo desabastecimento dos fornecedores de peças. A Ford, que parou de fabricar carros no Brasil, ainda se segura no Top10 de marcas com as vendas do que sobrou de Ka e Ecosport.
Um destaque negativo no ranking é a Renault. Os carros da montadora vem perdendo espaço e a marca, que vende carros mais populares, foi ameaçada pelas vendas da Jeep este mês. O Renault Logan, por exemplo, foi menos vendido do que o Fiat Siena, carro que já está em fase de despedida da linha da Fiat.
Veja abaixo o ranking mensal por modelo. O ranking completo você confere no TurboMercado.
Abaixo você confere o ranking por marca: