A Toyota marcou para 11 de março o lançamento do Corolla Cross, seu novo SUV nacional. O modelo já está em pré-produção na fábrica em Sorocaba/SP, onde a montadora investiu R$ 1 bilhão para tirar o projeto do papel. O início das vendas está marcado para o dia 25 de março.
Como é de praxe entre as montadoras, a Toyota está divulgando informações a conta-gotas do carro. Além de um marcador de contagem regressiva para o lançamento, é possível ver uma foto sobre o espaço interno (veja mais abaixo) e apenas um vulto sobre a dianteira.
Mas pouco deve mudar em relação ao Corolla Cross já lançado na Tailândia em julho de 2020. Isso porque são esperadas mudanças menores do que a versão lançada no Vietnã, que conta com uma faixa cromada na grade frontal, por exemplo, entre poucas alterações.
A produção nacional será feita sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), a mesma da versão mais recente do Corolla sedã, produzido em Indaiatuba/SP desde 2019. É com ela que a Toyota pretende fabricar os mais variados modelos, e baratear o preço final dos modelos.
Falando em preços, especula-se que o Corolla Cross custe entre R$ 140 mil e R$ 190 mil, dependendo da versão. O valores foram apurados pela Revista Carro.
Versões do Corolla Cross
A Toyota ainda não divulgou nenhum detalhe sobre as versões, mas já estão circulando possibilidades. O Uol Carros crava que o modelo terá quatro versões e que não serão as mesmas dos Corolla sedã. Seriam as XR, XRE, XRV e XRX, sendo a última a topo de linha. Todas terão sete airbags, de série, além da nova central multimídia já presente no Corolla sedã.
As versões XR e XRE devem vir com motor 2.0 de 177 cavalos e 21,4 kgfm de torque, produzido em Porto Feliz/SP. A XR será a única versão com os já ultrapassados faróis halógenos.
As versões XRV e XRX terão motorização híbrida, com um motor 1.8 flex de 101 cv e 14,5 kgfm e mais um motor elétrico de 72 cavalos e 16,6 kgfm.
Com o lançamento do Corolla Cross nacional, a expectativa da Toyota é que 70% das vendas sejam de modelos flex e 30% de híbridos, puxadas pelas versões de entrada e de topo.
O Corolla Cross deverá ter como rival o Volkswagen Taos, além do Jeep Compass.