Onix e Kwid são os carros mais vendidos no Uruguai em 2020. Os dois modelos são importados do Brasil.
A Associação do Comércio Automotor do Uruguai (Acau) afirma: o Renault Kwid é o carro mais vendido no país em 2020. Mas há uma metodologia no ranking que contesta essa afirmação. É que a Acau considera que o Onix e o Joy, que é o modelo antigo do Onix, são veículos diferentes. Porém não os diferencia de suas versões hatch e sedã como acontece no ranking brasileiro, divulgado pela Fenabrave.
Turbolista aponta a seguir os 10 modelos mais vendidos em 2020 no Uruguai, considerando Onix e Joy como variações de um mesmo modelo:
10 – Suzuki Celerio (898 unidades)
Começamos a lista pelo décimo carro mais vendido, que é Suzuki Celerio, carro japonês inédito no Brasil. O Celerio é popular em vários mercados da Suzuki no mundo. Na Índia já teve mais de 20 versões disponíveis e também é vendido em países como Austrália, Paquistão e Irlanda. O carrinho é eclético, mas não tem previsão de ser vendido no Brasil.
9 – Hyundai HB20 (997 unidades)
É o HB20 feito em Piracicaba. Porém um detalhe: a Associação do Comércio Automotor uruguaio não separa as vendas do HB20 e do HB20S.
8 – Suzuki Swift (1085 unidades)
No Brasil a Suzuki se posiciona em um nicho específico. Comercializa apenas SUVs (Jimny, Vitara, etc), mas no resto da América Latina, onde é licenciada por outras empresas, vende bem outros veículos. Já falamos do Celerio e agora falamos do Swift (que já foi vendido no Brasil).
7 – Volkswagen Saveiro (1118 unidades)
A Saveiro brasileira chega na sétima posição. O carro vendeu mais do que a Fiat Strada até agosto, quando chegou a nova Strada e virou o jogo.
6 – Suzuki Alto (1168 unidades)
Fato curioso na sexta posição. O Alto 800 é um carro com proposta urbana, a mesma do seu irmão Celerio. Em vários mercados, o Alto foi substituído pelo Celerio, mas no Uruguai eles convivem. Também são concorrentes importantes do Kwid e do Up.
5 – Renault Oroch (1428 unidades)
Esse vai impressionar muita gente. A Oroch nunca passou nem perto do Top10 brasileiro, mas no Uruguai liderou a venda de utilitários em vários meses. Perdeu o jogo na reta final, quando a Fiat bombou as vendas com a nova Strada.
4 – Fiat Strada (1553 unidades)
Aqui temos um verdadeiro fenômeno de vendas. Aí o leitor do Turboway vai questionar: um fenômeno que ficou na quarta posição? Pois bem. A nova Strada foi lançada no Uruguai no final de agosto e em apenas 4 meses foram vendidas 1285 unidades e encabeçou o ranking de mais vendidos entre outubro e dezembro. É de pensar que agora, em ano cheio, a Fiat Strada termine o ranking na ponta ou brigando de igual com o Onix.
3 – Volkswagen Up (1609 unidades)
Made in Taubaté, o Up às vezes não fica nem no Top50 brasileiro, mas no Uruguai habita frequentemente o topo das vendas. Apesar do sucesso uruguaio, 1609 unidades é menos do que o Up vende em 2 meses no Brasil.
2 – Renault Kwid (1961 unidades)
O Kwid brasileiro é um campeão de vendas no Uruguai. Embora venda muito mais no Brasil, um país maior e com mercado automotivo muito mais turbinado, vale a posição de respeito que o pequeno veículo conquistou no país vizinho. O Kwid é produzido no Paraná.
1 – Chevrolet Onix (2705 unidades)
Fabricado no Brasil, o Onix em suas versões hatch e sedã venderam juntos 2705 unidades. O Onix vendido no Uruguai é produzido no Brasil, na unidade da GM em Gravataí, no Rio Grande do Sul.