Atualização parcial do mercado aponta que as vendas de janeiro devem fechar em baixa. Ford Ka, que deixou de ser fabricado mas tem estoque, já nem aparece entre os 10 mais vendidos.
Janeiro ainda não terminou, mas faltando apenas 5 dias úteis de vendas já é possível observar uma queda nas vendas, segundo prévia dos dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Os carros populares estão com vendas tímidas, enquanto os SUVs devem manter números próximos ao do mês passado.
O total de vendas deve ficar bem abaixo de Janeiro do ano passado. O carro mais vendido até o momento é o Onix, com 7.700 unidades. Para se ter ideia, o Onix fechou janeiro de 2020 com 17.463 unidades, segundo o TurboMercado, que compila dados de vendas.
Colada no Onix está a Fiat Strada, que vendeu até agora 7 mil unidades. É mais do que janeiro do ano passado (5.419), porém apresenta um recuo em relação a dezembro (10.390). O HB20 vem na terceira posição e o Renegade subiu para a quarta. É a melhor posição do carro da Jeep desde junho do ano passado e repete um fenômeno: no auge da primeira onda da pandemia foram os SUVs que tiveram menor retração nas vendas.
Ford em queda livre
Outro ponto a ser observado é que o Ford Ka ficará fora do ranking dos 10 mais vendidos. Até o dia 23 de janeiro o modelo vendeu 2.889 unidades, o que o coloca na 14ª posição, atrás do Fiat Mobi e a frente do Renault Kwid. A colocação se explica pelo fim da produção do carro, anunciada este mês. Segundo a Ford, ainda há estoque do modelo para venda até fevereiro.
Segundo projeção do TurboMercado, neste ritmo a Ford deverá fechar o mês na décima posição entre as montadoras, a frente da Nissan. A Renault deve assumir o sexto lugar entre as montadoras, atualmente ocupado pela Ford.
Com um mês de vendas em baixa ainda não é possível avaliar para onde migraram os consumidores do Ford Ka com a saída dele do mercado. Porém é possível observar que na categoria de hatches compactos quem se beneficiou pelo momento foram o HB20 e o Volkswagen Gol – que deixou o Fiat Argo para trás.
Veja o ranking parcial de janeiro, com vendas até o dia 23/01, com dados da Fenabrave: