Vem aí um Fiat voador? Primeiro modelo deverá ser revelado ainda em 2021, com design de cabine feito pela Fiat.
A FCA – Fiat Chrysler Automobiles – anunciou um acordo com a Archer, startup que desenvolve os chamados eVTOL – aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais. Pelo acordo, a Archer terá acesso à cadeia de suprimentos de baixo custo da FCA, além dos recursos de materiais e experiência em engenharia e design do grupo ítalo-americano.
Depois de anunciar a junção com a PSA – grupo com Peugeot e Citröen – a FCA segue fazendo alianças pelo mundo. Com sede na Califórnia, EUA, a Archer está criando a primeira companhia aérea totalmente elétrica voltada para o transporte individual de pessoas.
O Uber dos céus é desenvolvido em várias do mundo, por empresas de diversas nacionalidades. Mas no caso da Archer, ela quer sair na frente como líder do setor, de um mercado que valerá US$ 1,5 trilhão em 2040, estima o Morgan Stanley, empresa nova-iorquina de serviços financeiros.
Decolagem de helicóptero, voo de avião
A Acher irá fabricar os veículos elétricos de decolagem e pouso verticais em alto volume, com intenção de iniciar a produção em 2023. A aeronave terá capacidade de fazer viagens de até 100km, a uma velocidade de 240 km/h, a mesma de um helicóptero Robinson R44. O veículo, de fato irá decolar ou pousar como um helicóptero, mas se moverá para frente como um pequeno avião, por meio de suas asas longas. A empresa avalia que, por ser uma aeronave elétrica, o modelo terá custos menores de manutenção, mas os custos podem ser ainda menores.
“Estamos trabalhando com um parceiro automotivo experiente e líder do setor para alavancar os benefícios de custo e a experiência que permitirão à Archer produzir milhares de aeronaves de maneira confiável e econômica todos os anos”, disse Brett Adcock, co-fundador e co-CEO da Archer.
“A eletrificação no setor de transporte, seja nas estradas ou no ar, é o futuro e, com qualquer tecnologia nova e em rápido desenvolvimento, a escala é importante. Nossa parceria com a Archer tem benefícios mútuos e permitirá que soluções de transporte inovadoras e ecológicas sejam colocadas no mercado em um ritmo acelerado”, disse Doug Ostermann, vice-presidente e chefe de Desenvolvimento de Negócios Globais da FCA.
Por meio desta e outras parcerias, a Archer acredita que irá baixar e muito os custos de produção e oferecer serviços acessíveis aos clientes. Mas é muito provável que apenas para o serviço executivo – não espere preços de Uber.