Dados foram divulgados pela maior empresa fornecedora de tintas automotiva do mundo
Nem prata nem preto. O branco foi a cor mais escolhida por clientes na hora da compra do carro novo em todo o mundo, no ano passado. O levantamento é da Axalta, o principal provedor de tintas para carros, e que divulga esse tipo de informação desde 1953.
O levantamento revela que 38% dos carros comercializados no mundo eram da cor branca. A cor preta estampou 19% dos veículos, seguida da cor cinza, com 15%. Com 9% das vendas apareceu a cor prata, depois azul (7%), vermelho (5%), marrom (3%), amarelo (2%), verde (1%) e laranja (1%).
Dentre os que gostam do branco, a maioria escolheu o tom clássico, e só uma menor parte foi para o tom mais perolado. Já entre os carros de luxo o preto ainda é o favorito.
O levantamento mostrou duas tendências. O branco segue sendo favorito do público, enquanto a prata a cada ano perde mais apelo. Mas as quatro cores preferidas seguem inalteradas: branco, preto, cinza e prata dominam 81% de todo o parque automotor mundial.
Vai mudar?
Além de fornecer dados objetivos, a empresa também emite opiniões sobre o futuro. Para ela, cores inovadoras, algumas ainda não experimentadas, serão tendência para as próximas décadas.