Flagramos na tarde dessa quarta-feira (16) em São José dos Campos uma unidade do VW Nivus um pouco suspeita. Identificamos pelo exterior as placas verdes destinadas a carros de teste da montadora e a ausência do “200” acompanhando o TSI no emblema na tampa traseira. Ao observar o interior, não havia uma manopla de transmissão automática, mas sim uma manopla de câmbio manual de 5 marchas. Combinação até então não disponível para a venda.
Um detalhe interessante é que o volante dessa unidade flagrada não ostentava o novo logo da VW sem fundo. O volante era igual aos das demais versões, mas o emblema era o antigo.
O site da Quatro Rodas flagrou em julho desse ano, uma unidade do Nivus, também em teste, com o emblema 170TSI. Atualmente, o Nivus utiliza o motor 1.0 Turbo 200TSI com 128cv e 20,4kgfm de torque (o mesmo de Polo, Virtus e T-cross). O motor 170TSI também é 1.0 turbo, mas com uma calibragem diferente, com 105cv e 17kgfm de torque. O Up até então é o único modelo da VW que utiliza esse conjunto. Tudo indica que esse Nivus estaria com essa configuração de motor.
A VW até chegou a pensar num Nivus Comfortline com essa opção de câmbio manual. Mas desistiu de lançar pela baixa demanda e a preferência dos compradores desta categoria pela transmissão automática. A única opção de SUV da montadora com transmissão manual ainda é o T-Cross 200TSI que ainda está em linha.
O site Autoo sugere algumas possibilidades para a versão 170TSI, como a destinação a venda direta atendendo o publico PCD, empresas e taxistas. Outras informações dizem que essa versão será apenas uma versão mais em conta, que além da ausência da transmissão automática contará com menos equipamentos para custar mais barato e ser a nova versão de entrada do modelo. Nenhuma destas versões ainda é confirmada pela Volkswagen.
Outra alternativa é que essa versão seria para exportação dos mercados latinos, já que não foi lançado em todos os países da América do Sul. Cada mercado terá a sua própria gama de versões, e muitas vezes bem diferente das vendidas aqui no Brasil.
Apesar da baixa demanda, existem algumas opções de SUV com câmbio manual a venda no mercado. A Nissan oferece o Kicks 1.6 S MT a partir de R$ 87.990, a Chevrolet oferece o Tracker Turbo MT a partir de R$ 89.690, a Hyundai oferece o Creta Attitude MT por R$76.990 e a VW o Tcross 200TSI por R$ 95.550.
E você? Por qual motivo acha que a VW está testando um Nivus manual? Deixe abaixo o seu comentário.