Volkswagen também lidera as vendas nos carros em geral, com o Golf a combustão. Mas mês de outubro foi de recuo nas vendas no continente europeu.
Se o ano é difícil para o mercado brasileiro de carros, na Europa não é diferente. A venda de veículos já caiu 27% de janeiro a outubro e, por causa da segunda onda de Covid-19, é muito provável que este número não melhore até o fim do ano.
Por isso, algumas montadoras se agarram no que encontram de positivo. É o caso da Volkswagen, que comemora as vendas do ID.3, que com apenas dois meses de lançamento já é o novo líder no mercado de elétricos no continente europeu.
Em outubro foram vendidos 10.475 ID.3, que já havia estreado na terceira colocação do ranking de setembro. Os números são animadores porque, diferentemente dos veículos a combustão, os modelos elétricos ou híbridos estão em alta.
Até outubro o crescimento nas vendas foi de 153% em relação ao ano passado. Assim, os elétricos e híbridos já abocanham 26% do mercado europeu, frente a apenas 10% no ano passado.
Um dos motivos para o aumento na vendas de elétricos é o incentivo/obrigação que os governos fazem com as montadoras. Elas precisam reduzir a emissão de carbono e isso é muito mais fácil de ser feito vendendo carros que emitem menos poluentes, como os híbridos, ou os que não emitem, como os elétricos.
Mercado europeu
Como dissemos, as vendas em geral declinaram 27% em 2020. Foram comercializados 9,7 milhões de modelos na Europa. Só no mês de outubro a queda foi de 7%. Confira os líderes de vendas por tipo, em outubro. Os dados são da JATO Dynamics.
Ranking Geral
Posição | Modelo | Vendas |
1º | VW Golf | 27.530 |
2º | Renault Clio | 22.588 |
3º | Opel Corsa | 21.220 |
4º | Peugeot 208 | 19.130 |
5º | Fiat Panda | 19.046 |
6º | Renault Captur | 18.436 |
7º | Toyota Yaris | 17.671 |
8º | Peugeot 2008 | 17.420 |
9º | Skoda Octavia | 17.216 |
10º | Citröen C3 | 16.298 |
Híbridos
Posição | Modelo | Vendas |
1º | Toyota Yaris | 13.338 |
2º | Toyota Corolla | 9.728 |
3º | Fiat Panda | 9.611 |
4º | Ford Puma | 9.054 |
5º | Fiat 500 | 7.420 |
6º | Toyota C-HR | 7.359 |
7º | Toyota RAV4 | 6.744 |
8º | Suzuki Swift | 5.226 |
9º | Ford Focus | 4.398 |
10º | Suzuki Ignis | 4.374 |
Híbridos Plug-in
Posição | Modelo | Vendas |
1º | Mercedes A-Class | 4.209 |
2º | Volvo XC40 | 3.728 |
3º | Volkswagen Passat | 3.606 |
4º | BMW 3-Series | 3.597 |
5º | Audi Q5 | 3.565 |
6º | Volkswagen Golf | 2.902 |
7º | Renault Captur | 2.872 |
8º | Mercedes E-Class | 2.152 |
9º | Volvo XC60 | 2.088 |
10º | Mercedes GLC | 2.007 |
Elétricos
Posição | Modelo | Vendas |
1º | Volkswagen ID.3 | 10.475 |
2º | Renault Zoe | 9.778 |
3º | Hyundai Kona | 5.261 |
4º | Kia Niro | 3.868 |
5º | Peugeot 208 | 3.757 |
6º | Smart Fortwo | 2.829 |
7º | BMW i3 | 2.744 |
8º | Opel Corsa | 2.616 |
9º | Mini Hatch | 2.432 |
10º | Nissan Leaf | 2.247 |