Modelo avaliado: Volkswagen Cross Up 1.0 TSI 2016
Bom desempenho e econômico, é essa a fama que o Up alimenta no mercado de usados. Acelerei a versão TSI na cor branca, muito desejada neste mercado e conto para vocês como é essa versão. Também vale a pena assistir ao vídeo, na parte final do texto. Também ouça o episódio de nosso Podcast sobre o Volkswagen Up.
Como é o interior do Up TSI?
Por dentro, o banco de tecido de boa qualidade com detalhes imitando couro sintético. Tem um bom ajuste de posição e um bom desenho pra acomodar as pernas. Dá pra ter algum conforto. É um carro bem acabado e com detalhes superiores às outras versões do Up, como por exemplo o acabamento do painel em plástico na cor do veículo. Neste modelo que avaliamos, alguns detalhes estéticos foram adicionados, como a roda preta e a grade frontal também preta.
Na versão avaliada, vidro elétrico nas portas dianteiras, espelho elétrico, volante com regulagem de altura e assistência elétrica. O painel tem velocímetro, conta-giros e marcador de combustível, é o painel comum aos modelos até 2017. O ar-condicionado gela bem no Up TSI.
O espaço interno é muito bom. Há um bom espaço para quem viaja no banco de trás. Para quem, como eu, se sente sufocado em carros com pouca área envidraçada na parte de trás, o Up não causará problemas. O único incômodo é que o banco dianteiro é inteiriço, o que atrapalha um pouco a visão de quem vai nos bancos traseiros.
O porta malas tem 285 litros de espaço. É próximo ao Fox, porém é mais estreito. A versão 2016 ainda traz a bandeja que expande o espaço do porta-malas. Esse recurso é interessante, mas foi abandonado pela Volkswagen nas versões mais recentes do carro.
O motor é o 1.0 TSI de 3 cilindros que atinge 105 cv, superior aos concorrentes desta categoria. É um carro muito econômico, faz entre 15 e 20 quilômetros por litro na estrada, é um excelente custo benefício. O Up TSI é fabricado em Taubaté, no interior de São Paulo.
Como se comporta na estrada?
É um carro bem estável e que gostei muito de conduzir. O carrinho tem ótimo desempenho e o ronco do motor torna a condução muito divertida. Me surpreendi com o rendimento do carro ao esticar as marchas. No vídeo é possível ver que conversando sequer percebi que o carro estava atingindo os 140 quilômetros em terceira marcha (!!!) O carro passa a segurança para isso.
Sem o pé pesado, atingi 15km/l no etanol na rodovia, mantendo ali os 110 km/h. A Volks pecou em não usar o motor do Up no Fox ou no Gol. Seria bacana.
É difícil comparar o Up, já que ele nasceu para concorrer na categoria de Mobi e Kwid, porém com o tempo foi sendo reconduzido na faixa de preço. Hoje o Up tem acabamento muito superior a esses dois concorrentes, mas está em um degrau acima de preço.
O que eu achei do carro?
É um carro que eu teria, principalmente depois de ver tudo o que ele é capaz. É um bom carro para usar no dia a dia, tem uma economia bacana, desempenho bom e motor muito eficiente. No mercado de usados ele fica um pouco acima da média de preços dos concorrentes, mas a questão da eficiência me chama a atenção. Porém é preciso ficar atento na questão da manutenção. O Up TSI é um carro com boa tecnologia embarcada e tem motor de 3 cilindros com injeção direta, o que pode demandar uma oficina especializada.