Em ano atípico por causa da pandemia, vendas sofrem nova reviravolta, aponta a Fenabrave
Pelo quarto mês consecutivo, o líder de vendas mensais trocou de mãos. Mais vendido em agosto, o Chevrolet Onix voltou a ser o primeiro colocado em outubro, desbancando o Fiat Strada, vencedor nas vendas de setembro.
Segundo dados da Fenabrave, o hatch da General Motors vendeu 12.203 unidades, contra 10.068 da picape da Fiat. Em terceiro apareceu o Hyundai HB20, que emplacou 8.903 unidades em outubro. O Gol, terceiro na última lista, fechou em quinto, atrás do Onix Plus.
O T-Cross, que chegou a liderar o ranking em julho, segue lá embaixo. O SUV da Volkswagen foi o 13º mais vendido. O Nivus foi apenas o 23º colocado.
Mobi e Kwid seguem travando uma dura e interessante batalha no segmento. Enquanto o pequeno da Fiat vendeu 5.098 unidades, o rival francês emplacou 5.022.
No somatório das marcas, a Fiat voltou a fechar na frente em outubro. No total, a montadora italiana comercializou 38.326 veículos, contra 34.288 da Volkswagen. A General Motors ficou na terceira posição, com 34.074.
Acumulado do ano
A liderança permanece com a GM, mas a diferença diminuiu. A GM vendeu 257.125 veículos de janeiro a outubro, contra 255.673 vendas da Volks e 242.638 da Fiat.
Nas vendas acumuladas de modelos, o Chevrolet Onix é o primeiro colocado, com 104.494 emplacamentos. Depois aparecem Hyundai HB20 e Fiat Strada.
Fábricas aumentam jornada
O crescimento total das vendas foi de 3,25%, em relação a setembro, indicando uma retomada gradual no país. E isto deve refletir em mais vagas de trabalho. Bem diferente do início da pandemia, em que fábricas fecharam, as montadoras agora devem aumentar a jornada de trabalho.
Segundo a Fenabrave, as três maiores montadoras do país já se mexeram. General Motors e Volkswagen já estão recorrendo aos sábados, enquanto a Fiat está pagando horas extras aos funcionários.