Modelo evoluiu em design, segurança e equipamentos mas cobra por tudo isso
Um ano depois do México e um mês depois da Argentina, foi a vez do Brasil receber o lançamento do novo Versa. O novo carro chega reposicionado para brigar com Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus, Fiat Cronos e Hyundai HB20S.
Bem equipado, ele cobra por isso. A versão mais cara ficará em R$ 92.990, 13 mil a mais do que o atual topo de linha, na casa dos R$ 79.500. O antigo Versa, agora rebatizado como Nissan V-Drive, continuará em produção na fábrica de Resende-RJ.
O novo Versa virá importado do México em três versões, conforme o Turboway adiantou. Uma delas, a Sense, terá opção manual e será a escolha mais barata. Parte de R$ 72.990 e vem equipada com chave inteligente, botão push start, retrovisor elétrico, seis airbags, controle de tração e estabilidade, entre outros itens. Não há, no entanto, tela multimídia, disponível apenas na Advance, e nem mesmo descanso de braço frontal, que equipa apenas a Sense CVT.
As diferentes versões mudam somente a gama de equipamentos. O Versa é vendido apenas com um tipo de motorização, o 1.6 flex do Kicks. No novo modelo ele desenvolve 114 cavalos de força e torque de 15,5 kgfm, promete a montadora.
Com design renovado, que flagramos de perto, semanas antes do lançamento no Brasil, o Versa ganha a grade em V, se aproximando da identidade visual do Kicks. A coluna C agora é do tipo teto flutuante. Os faróis ganharam novo desenho, que deixaram o carro com cara mais arrojada.
Versões e equipamentos
Como é possível ver na arte divulgada pela Nissan, desde a versão de entrada o carro vem com itens de série que costumam ser oferecidos como opcionais pela concorrência, como chave inteligente e airbags laterais e de cortina. Mas foi preciso sacrificar outros itens, como a tela multimídia, disponível na versão Advance, que custa R$ 10.500 a mais.
Boas novidades na segurança, como alerta de colisão frontal, assistente de frenagem, monitoramento de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro estão disponíveis apenas na opção topo de linha, a Exclusive, que custa R$ 92.990. É uma escalada de equipamentos, mas também uma escalada de preços.
Há de se registrar que a versão Exclusive tem ótimo acabamento, melhor que muitos carros de categoria superior.
Maior que o V-Drive
Agora acima do V-Drive no mercado, o Versa ficou maior.
Novo Versa | V-Drive | |
Comprimento | 4.495 mm | 4.492 mm |
Largura | 1.740 mm | 1.695 mm |
Altura | 1.475 mm | 1.506 mm |
Entre-eixos | 2.620 mm | 2.600 mm |
Porta-malas | 482 litros | 460 litros |