Disponível apenas na cor branca, carro é uma adaptação do original
Em segunda geração na Europa desde 2017, o Duster ganhou uma versão picape, que começará a ser vendida ainda este mês no Velho Continente. O modelo é diferente do Duster Oroch, que tem cabine dupla, mas antecipa o que vem por aí na Dacia, empresa do grupo Renault.
Curiosamente, a versão não foi feita pela Dacia, mas sim pela empresa romena Romturingia, que também pertence ao grupo francês. Se alguém acha o Duster um Renault terceirizado, este seria praticamente um modelo ‘quarteirizado’.
Mas se engana quem acha que a picape não tenha qualidade. Equipada com um motor 1.5 Blue dCi a diesel, ela desenvolve 115 cavalos com 26,5 kgfm de torque. A transmissão é apenas manual, de seis velocidades. Outra limitação é na cor, já que a picape será vendida somente na cor branca.
Entre os equipamentos de série, o Duster picape tem controles de tração e estabilidade, 4 airbags, entre outros itens.
Em tamanho, a picape é idêntica ao Duster convencional. Mas a partir da coluna B, ela, obviamente, ganha a caçamba, que suporta até 500 quilos de carga. A altura em relação ao solo aumentou 14 milímetros, passando a um total de 224 milímetros. As lanterna traseiras, mais quadradas, estão mantidas.
Já comparando com o Oroch nacional, feito sob a plataforma da Duster de primeira geração, a nova picape é menor. Mais precisamente 26 centímetros a menos de comprimento e 15 cm no entre-eixos. A capacidade de carga da Oroch brasileira é de 650 kg, 150 kg a mais do que a novidade.
Pelo menos por enquanto, não há nenhuma informação se o modelo será vendido no Brasil.