Lançamento do novo SUV deve ocorrer apenas no segundo trimestre de 2021
A tão aguardada apresentação do Volkswagen Taos chegou. Depois de revelar detalhes do carro a conta-gotas, finalmente a Volkswagen deu detalhes completos sobre o Taos, em uma apresentação mundial via internet, direto da Argentina, onde ele será fabricado e exportado para todo o continente, incluindo o Brasil.
O Taos será posicionado entre o T-Cross e o Tiguan Allspace, no que a montadora chama de ‘ofensiva SUV’. Ele é o primeiro SUV da marca a ser fabricado na fábrica de Pacheco, Argentina, para toda a região. No Brasil, deverá brigar com o Jeep Compass e com o futuro Toyota Corolla Cross. Deve chegar aqui com preços a partir de R$ 130 mil.
Ele é 3,7 cm mais comprido e tem 5 cm a mais no entre-eixos, em comparação ao Compass. São 4,45 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,63 m de altura e 2,68 m de entre-eixos.
Conforme o Turboway adiantou, o Taos é baseado no chinês VW Tharu, com atualizações de faróis, grades e o novo logo da montadora. Pelas imagens divulgadas hoje, as duas traseiras serão praticamente idênticas. A Volkswagen preferiu não seguir o design de lanterna traseira, de fora a fora, presente no T-Cross e no Nivus.
Equipamentos
De uma maneira geral, o Taos recebe todos os equipamentos que estrearam no Nivus. Ele será equipado com o VW Play, a central multimídia de 10,1 polegadas que oferece a possibilidade de baixar aplicativos na VW Play Apps, além de configurar o perfil, vincular o celular por meio de Wireless App Connect e ainda programar o serviço de manutenção do carro.
O Taos recebe também o Active Info Display, o painel digital de 10,25 polegadas que oferece a possibilidade de personalizar as informações que são mostradas, de acordo com o gosto do motorista. O modelo também virá com o novo volante da Volkswagen e o novo logotipo da marca, que estrearam no Brasil no Nivus.
Já presente em rivais como o GM Tracker, mas não no Nivus, o Taos terá carregador de celular sem fio.
Segurança
O Taos vem com sistema de Controle adaptativo de cruzeiro (ACC) com stop & go, o qual permite que o Taos seja conduzido com segurança, mantendo uma velocidade pré-selecionada e conservando a distância do veículo à frente de forma autônoma. Se este veículo parar por completo e arrancar novamente dentro de 3 segundos, o Taos realizará o mesmo movimento.
Outro elemento de segurança diferenciado dentro do segmento é o sistema de Frenagem autônoma de emergência (AEB) com detector de pedestres. A partir de um radar frontal que está sempre ativo, ele identifica o risco de colisão ou atropelamento e alerta o motorista sobre esta possibilidade. Caso o motorista não reaja, o veículo freia automaticamente de forma autônoma, evitando ou reduzindo um acidente.
Motorização
O Taos virá equipado com o motor 1.4 250 TSI, o mesmo que equipa versões do T-Cross, Tiguan, Virtus, Polo e Jetta. Produzido na fábrica da VW em São Carlos, interior de SP.