Fiat Cronos alcança a liderança e três picapes médias retomam boa colocação no ranking mensal de vendas.
O Toyota Etios, que no Brasil é apenas o 46º no ranking mensal de vendas conseguiu um ponto de destaque no mercado argentino em setembro. É o sexto veículo mais vendido e ficou a frente do antigo líder Onix, que no Brasil foi o segundo mais vendido em setembro.
O ranking publicado por Turboway considera os números absolutos de vendas de veículos leves e utilitários.
Dos 10 carros mais vendidos na Argentina, cinco são fabricados no Brasil: Gol, Ka, Etios, Onix e T-Cross. Apesar disso, o mercado argentino tem algumas peculiaridades, como a preferência por caminhonetes médias. A Toyota Hilux, por exemplo, permanece há meses no topo de vendas. Amarok e Ranger vêm na sequência.
As picapes são queridas pelos argentinos, principalmente no interior onde há forte produção rural. Em comparação com as vendas no Brasil, onde se compra muito mais carros que na Argentina, a participação das picapes naquele mercado guarda semelhança com o ranking de áreas brasileiras onde o agronegócio domina, como nos estados da região Centro-Oeste.
Nos outros países latinos também há o fator da geografia, como nas áreas montanhosas muito mais acidentadas que as brasileiras, o que exige veículos mais robustos.
Made in Sorocaba
Já o Etios, produzido em Sorocaba, foi muito melhor aceito na Argentina do que no Brasil, principalmente entre frotistas e taxistas. O veículo custa cerca de R$ 70 mil nas concessionárias. Embora tenha ultrapassado o Onix em setembro, o veículo da Chevrolet muitas vezes lidera o ranking argentino. Dessa vez quem se deu bem foi o Fiat Cronos, por razões que já explicamos aqui no Turboway.
A Fiat iniciou em agosto uma campanha agressiva de vendas para o sedã, que inclui um prazo de 72 meses pra pagar e um marketing de incentivo ao consumo do produto argentino. O Cronos é o único Fiat produzido hoje na Argentina.
Confira o ranking argentino abaixo e não deixe de ver também o ranking brasileiro no Turbomercado.