A locadora Localiza anunciou na manhã de quarta-feira (23/9) a fusão com a Unidas para a criação de uma nova empresa de escala global. Atualmente a Localiza é líder do segmento no Brasil e rompeu recentemente seu acordo mundial com a Hertz. A Unidas tem acordo com a americana Enterprise (dona das marcas Alamo, Enterprise e National) e deve estender esta aliança para a Localiza.
O comunicado foi feito antes da abertura do pregão da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), onde a Localiza oferta suas ações.
Pela regra do mercado financeiro as empresas são obrigadas a comunicar ao mercado qualquer alteração acionária e também desmentir informações falsas ou esclarecer fatos que possam influenciar no valor das ações.
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Gigante no mercado
A nova empresa será liderada pela Localiza, com participação de 77% e a Unidas terá 23%. Em 2019 as duas empresas tiveram lucro de mais de R$ 1 bilhão e um faturamento bruto de R$ 15 bilhões.
A soma dos veículos de Unidas e Localiza é de quase 500 mil veículos. A transação está sujeita à aprovação dos acionistas e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
Em entrevista ao Yahoo! este mês, o CEO da Localiza Eugênio Mattar, afirmou que o plano da empresa é se adiantar a um novo formato de mercado. “Quando tiver um carro autônomo, que a gente seja o maior gestor de frota da nossa região, onde a gente estiver operando, fazendo a logística, distribuição, manutenção, compra, o funding para comprar, o despache do carro”, disse.
O mercado de locação de veículos está em expansão pelo planeta, mas ainda se adapta aos novos tempos. A Volkswagen, por exemplo, já lançou um serviço destinado a frotistas chamado Fleet Solutions. Por outro lado, a GM apostou em um serviço de compartilhamento de veículos nos Estados Unidos chamado Maven, que está sendo descontinuado.