O consumidor menos atento já estava confuso com as nomenclaturas. E as montadoras acabaram de confundir ainda mais. Depois do híbrido convencional, vieram o híbrido leve e híbrido plug-in, e agora, mais recentemente, chegou a vez dos super-híbridos. Mas afinal o que são os super-híbridos?
Super-híbridos, como o nome indica, é aquele modelo que possui as duas tecnologias, a combustão e elétrica, mas em maior quantidade de eletrificação. Ou seja, as baterias possuem maior capacidade de carga e o carro consegue depender menos do combustível térmico tradicional.

Eles tem maior capacidade de atuar como elétricos, mas não só. Os super híbridos são desenhados, na maior parte das vezes, para usar o combustível fóssil para gerar energia elétrica. Com o super gerador, a autonomia dos carros tem passado dos 1.300 quilômetros.
Os chineses estão dominando a tecnologia, embora ela não seja uma exclusividade asiática. A Mercedes já investiu e modelos do tipo, com o GLC e o Classe C, além do Range Rover Velar, embora as versões europeias não tenham tido tanto sucesso de mercado assim.
Os híbridos plug-in – que incluem os super híbridos – ainda não são tão queridos no mercado europeu por alguns fatores. Eles vendem menos do que modelos a diesel e até mesmo do que os elétricos tradicionais, que usam do mesmo princípio de plugar na eletricidade.
O europeu prefere partir logo para o elétrico do que manter um carro com dois motores, que acabam tornando o caminho mais pesado. Se ele não tem o cuidado de carregar a versão elétrica e partir para o comodismo do combustível fóssil, ele acaba apenas carregando mais peso e consumindo mais combustível.
Outro fator para a baixa procura é o preço. O europeu não quer encarar pagar milhares de euros a mais por um carro que até vai dar economia de combustível, mas que de forma muito diluída. O híbrido, apontado como ponte entre o carro a combustão ao elétrico, ainda é mal visto.

Do outro lado do mundo, na China, a história é bem diferente. Qualquer tipo de eletrificado emplaca. Pode ser a nomenclatura confusa que for: HEV, MHEV, PHEV, não importa, o chinês está comprando. E exportando para o mundo.
Confira na tabela quais são os tipos de carros híbridos no mercado.
Característica | Híbrido Tradicional | Híbrido Leve (MHEV) | Híbrido Plug-In (PHEV) | Super Híbrido (Full Hybrid) |
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Motor Elétrico | Auxilia o motor a combustão, mas não move o carro sozinho. | Auxilia o motor a combustão, mas não move o carro sozinho. | Pode mover o carro sozinho por alguns quilômetros. | Pode mover o carro sozinho por distâncias maiores. |
Bateria | Pequena, recarregada pelo motor a combustão e frenagem regenerativa. | Muito pequena, recarregada pelo motor a combustão e frenagem regenerativa. | Média/grande, pode ser recarregada na tomada. | Média, recarregada pelo motor a combustão e frenagem regenerativa. |
Autonomia Elétrica | Muito curta ou inexistente (só assistência). | Muito curta ou inexistente (só assistência). | 20-80 km (depende do modelo). | 1-5 km (foco em eficiência, não em autonomia). |
Recarga | Não precisa ser conectado à tomada. | Não precisa ser conectado à tomada. | Precisa ser conectado à tomada para recarga completa. | Não precisa ser conectado à tomada. |
Eficiência Energética | Melhora o consumo de combustível. | Melhora ligeiramente o consumo de combustível. | Alta eficiência em modo elétrico; reduz consumo de combustível. | Alta eficiência, combinando motor elétrico e combustão. |
Emissões | Reduzidas em comparação com carros convencionais. | Ligeiramente reduzidas. | Muito reduzidas em modo elétrico. | Reduzidas, mas não tão baixas quanto PHEV. |
Custo | Mais caro que carros convencionais, mas acessível. | Mais barato que híbridos tradicionais. | Mais caro devido à bateria maior e tecnologia. | Mais caro que híbridos tradicionais. |
Exemplos | Toyota Prius, Honda Civic Hybrid. | Suzuki Baleno, Audi A3 Mild Hybrid. | Mitsubishi Outlander PHEV, BMW 330e. | Toyota Prius Plug-In, Lexus NX 450h+, BYD King, BYD Song Pro |