A Volkswagen aproveitou o Carnaval do Rio de Janeiro para revelar oficialmente o Tera, seu novo SUV de entrada, durante um evento no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Projetado no Brasil pela equipe de design liderada por José Carlos Pavone e fabricado em Taubaté (SP), o modelo chegará para disputar mercado com Fiat Pulse e Renault Kardian, em uma faixa de preço entre R$ 100 mil e R$ 140 mil.
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Design e identidade
O novo modelo foi criado do zero pela equipe de design da VW. Nada é reaproveitado de outro modelo da marca (como no caso do Nivus que utiliza boa parte do design e interior do Polo). E inaugura uma identidade visual que será usada nos próximos lançamentos da marca produzidos por aqui.
Esse design foi claramente inspirado na linha ID, principalmente no SUV médio ID.4, importado e apresentado por aqui no final de 2023. Seu design inclui faróis e lanternas de LED, assinatura luminosa fracionada e uma grade menor sem iluminação, destacando-se pela ampla tomada de ar frontal. Na traseira, as lanternas são interligadas por uma barra preta com filetes prateados, semelhante ao Nivus e T-Cross. As rodas diamantadas aro 17″ conferem um toque esportivo ao modelo.
Interior
Se no exterior, o visual é inédito, o mesmo não se pode dizer do interior. Elementos de compactos do grupo VW são identificados com facilidade: paineis de porta do Skoda Fabia e painel semelhante ao Kylaq podem ser vistos no Tera. O interior traz o Active Info Display de 10” e central multimídia VW Play Connect, garantindo conectividade total via aplicativo. Entre os destaques, há carregamento de celular por indução, iluminação ambiente e um pacote de assistências à condução (ADAS). Pequenos detalhes, como ícones do Fusca e Gol no vidro traseiro, reforçam o legado e a meta da marca, de se tornar novamente o modelo mais vendido do Brasil.
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Motorização e Versões
O novo SUV compartilha a plataforma MQB-A0 com outros modelos da marca, como Polo e Nivus. Ele contará com motor 1.0 aspirado de 84 cv (câmbio manual) ou 1.0 turbo de 116 cv (câmbio manual ou automático de seis marchas). Até o momento a VW mostrou apenas a versão mais completa: Highline com pacote Outfit e ADAS. Existem ainda 3 versões a serem reveladas. Tudo indica que o portfólio do modelo ficará próximo do que é o Polo hoje. Uma versão de entrada com motor 1.0 aspirado (MPI) com câmbio manual, e uma versão TSI, Comfortline e a Highline ambas com motor 1.0 TSI e câmbio automático.
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Posicionamento
Escalado para ser o sucessor do Gol, sucesso de vendas da VW e do mercado brasileiro, o Tera tem uma missão árdua até chegar ao posto de mais vendido. Ainda sem informações oficiais, tudo indica que o novo SUV ficará numa faixa de preço posicionado numa faixa entre Polo e Nivus, e disputando espaço com Pulse e Kardian. E com toda certeza, canibalizará algumas versões do Polo. O lançamento oficial está marcado para maio, quando a Volkswagen divulgará mais detalhes sobre preços e equipamentos.
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