Vale a pena comprar o Fiat Mobi? O que mudou na linha 2025?

Vale a pena comprar o Fiat Mobi? O que mudou na linha 2025?

Mobi é sofrível no espaço interno, mas atualização mecânica feita pela Fiat deu sobrevida ao carro. O preço desanima

O Fiat Mobi tem o mesmo visual desde o seu lançamento, em abril de 2016. Na parte mecânica a mudança mais significativa foi feita na linha 2025, lançada em janeiro. Agora o Mobi tem, definitivamente, o motor Firefly 1.0, o mesmo que equipa o Fiat Argo e isso traz uma grande diferença. O ponto ruim fica por conta do preço, que já está beirando os R$ 80 mil em fevereiro de 2025.

O Mobi foi lançado em 2016 com o motor Fire 1.0, o mesmo que por anos equipou Palio e Uno. Era um motor econômico e mudou a história da Fiat no Brasil, mas já fazia hora extra equipando apenas o Mobi e a Fiorino. No final de 2024 a Fiat aposentou a linha de produção do Fire. Decidiu pelo uso do 1.0 Firefly, que já equipou uma versão chamada “Drive” do Mobi que parou de ser fabricada em 2020. Era justamente a melhor versão do veículo na época e felizmente está de volta de forma definitiva.

O motor Firefly traz diferenças consideráveis para o Mobi. Desenvolve 74cv quando abastecido com álcool e 71cv com gasolina. A velocidade máxima é de 152 km/h e veículo vai de 0 a 100 km/h em 14 segundos. O consumo registrado pelo Inmetro é de 9,6 km/l na cidade usando etanol e até 15 km/l na estrada usando gasolina. Os números reais, porém, costumam ser maiores. Em 2020 publicamos o teste de um Fiat Argo com o mesmo motor onde conseguimos média de 15 km/l utilizando gasolina (circuito cidade e estrada). O Argo é um veículo mais pesado que o Mobi.

Sendo direto: o carro está mais esperto, ronca menos nas acelerações e tem boa relação custo-benefício. É até difícil de entender porque a Fiat não decidiu antes por esta mudança. O Mobi comum com motor Firefly 1.0 sai por R$ 77 mil.

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Espaço interno muitas vezes é ponto fraquíssimo do Mobi e nunca mudou. Foto: Renato Fonseca/ Turboway

Falta conforto, mas tem suas qualidades

Os pontos negativos continuam sendo os mesmos que já observamos em avaliação anterior do Mobi: o preço salgado para um veículo do porte dele e o espaço interno para os passageiros que é muito sofrível. O Mobi vai bem para motoristas de aplicativo que puxam o banco da frente para dar mais espaço para quem está atrás ou para uma família que vai levar apenas crianças no banco traseiro.

A versão Trekking tem o mesmo motor da versão comum, mas leva alguma vantagem no acabamento (foto: Renato Fonseca/Turboway)

O motor Fire possui quatro cilindros, já o Firefly possui três cilindros, bloco em alumínio. Desenvolve torque maior em menor rotação. São características que dão mais conforto ao motorista em um carro que não é dos melhores justamente no quesito conforto. Para justificar o preço que dobrou nos últimos cinco anos, a Fiat ficou devendo ajustes melhores no conforto do seu compacto.

Entre o Mobi simples e o Mobi Trekking, a segunda versão tem melhor acabamento e elementos visuais que deixam o veículo mais bonito. Por esta versão a Fiat cobra R$ 3 mil a mais e o preço chega ao inacreditável valor de R$ 80 mil.

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