O ano de 2024 foi de recuperação nas vendas de veículos, como falamos em algumas reportagens. Falamos também que o Fiat Strada foi em 2024 o carro mais vendido do Brasil pelo quarto ano consecutivo. Mas em relação às montadoras, quem se saiu melhor?
Existem duas maneiras de saber quem terminou o ano como campeão. Uma em volume de vendas e outra em proporção de crescimento. Nestes casos teremos dois campeões, que trataremos a seguir.
No volume de vendas, a Fiat segue imbatível. Ela sozinha superou as 500 mil vendas, praticamente o número da 3ª e 4ª colocadas, GM e Hyundai, juntas. A montadora de Betim/MG cresceu quase 10%, com um saldo de 45 mil vendas a mais do que em 2023.
Nesse ranking, a Volkswagen também comemora, porque cresceu 16% em 2024, adicionando 55 mil vendas em relação a 2023, rompendo a barreira dos 400 mil emplacamentos. As duas assim se descolaram da 3ª colocada GM, que teve retração de 4%, perdendo 13 mil vendas.
Agora, se a gente olhar pela ótica do crescimento proporcional, a grande vencedora das vendas em 2024 foi a BYD. A montadora chinesa de elétricos cresceu simplesmente 328% no ano passado, saindo de 18 mil vendas em 2023 para 77 mil em 2024, em números arredondados. A BYD saltou da 15ª colocação para a 10ª.
A segunda colocada nesse ranking foi a GWM, também chinesa. A montadora teve expressivo crescimento de 154% nas vendas, pulando de 11 para 29 mil. Assim, a GWM vendeu mais que Peugeot e Mitsubishi. Não é pouca coisa.
Fechando esse top 3 de crescimento, tivemos a Caoa Chery, outra empresa da China. A alta foi de 93% e a 11ª colocação geral.
Já as empresas que mais perderam no ano foram Peugeot (-19,5%), Jeep (-4,4%) e GM (-3,9%). Aliás, apenas as três, entre as 20 empresas de carros que mais produzem no país, perderam vendas ao longo de 2024.
Confira abaixo a lista de vendas e as respectivas montadoras:
Posição | Fabricante | Vendas 2023 | Vendas 2024 | Saldo | Variação % |
---|---|---|---|---|---|
1° | FIAT | 475.517 | 521.282 | 45.765 | 9,63% |
2° | VW | 344.995 | 400.414 | 55.419 | 16,05% |
3° | GM | 328.020 | 314.956 | -13.064 | -3,98% |
4° | HYUNDAI | 186.235 | 206.029 | 19.794 | 10,64% |
5° | TOYOTA | 192.276 | 203.793 | 11.517 | 6,00% |
6° | RENAULT | 126.269 | 139.288 | 13.019 | 10,32% |
7° | JEEP | 126.957 | 121.287 | -5.670 | -4,47% |
8° | HONDA | 72.041 | 91.450 | 19.409 | 26,96% |
9° | NISSAN | 72.548 | 87.434 | 14.886 | 20,51% |
10° | BYD | 17.937 | 76.811 | 58.874 | 328,33% |
11° | CAOA CHERY | 31.479 | 60.929 | 29.450 | 93,61% |
12° | FORD | 28.711 | 48.311 | 19.600 | 68,32% |
13° | CITROEN | 32.280 | 33.885 | 1.605 | 4,97% |
14° | RAM | 16.951 | 29.475 | 12.524 | 73,90% |
15° | GWM | 11.479 | 29.219 | 17.740 | 154,61% |
16° | PEUGEOT | 34.910 | 28.076 | -6.834 | -19,59% |
17° | MITSUBISHI | 18.715 | 22.225 | 3.510 | 18,75% |
18° | BMW | 15.108 | 16.186 | 1.078 | 7,13% |
19° | VOLVO | 8.185 | 8.641 | 456 | 5,57% |
20° | M.BENZ | 5.771 | 8.473 | 2.702 | 46,84% |