A Smart – marca que aqui vendeu veículos pequenos – voltou a vender seus produtos na América do Sul. A marca é uma joint-venture da alemã Mercedes-Benz com a chinesa Geely e saiu do mercado brasileiro em 2015. No Chile a marca já anunciou oficialmente dois modelos elétricos que podem ser classificados como SUV.
A marca saiu do Brasil após seis anos de atuação. Os mini-carros da empresa não foram tão compreendidos pelos brasileiros e acabaram virando artigo de luxo para uns e rotulados de “brinquedo” por outros. Na Argentina a marca parou de atuar em 2019.
O Chile é o primeiro país da América do Sul onde a marca anunciou seu retorno, mas os veículos deverão chegar à outros mercados, como o argentino. No Brasil não há confirmação da volta da Smart.
Os modelos vendidos no Chile são os elétricos Smart 1 e Smart 3, este último um cupê esportivo com jeitão de SUV. O ponto alto dos dois modelos é a mistura da tecnologia Mercedes com a moderna plataforma elétrica da Geely.
O Smart 3 tem versões com 272cv e 428cv. A autonomia é de até 415 quilômetros. O preço anunciado é, convertido, R$ 212 mil e chega a R$ 320 mil na versão mais cara. Lembrando que a conversão é apenas do valor anunciado no Chile, que tem tarifas de importação mais baixas que as brasileiras. A explicação é simples: o Chile não tem indústria automotiva.
Já o Smart 1 tem preços a partir de R$ 198 mil, também na conversão direta.
A chegada da Smart na América do Sul aponta que a marca procura rapidamente uma expansão para sua linha. O modelo Smart 3 foi lançado no ano passado na Europa, uma estratégia diferente de quando a marca vendia apenas mini carros e demorava a atualizar sua linha no Brasil.