Olha quem voltou!
O coreano, de férias desde 2023 por conta de acertos entre Hyundai e CAOA, o Tucson retorna ao mercado brasileiro, agora na linha 2025. Fabricado em Anápolis (GO) pela CAOA em parceria com a Hyundai, o modelo volta com pequenas atualizações no design e no pacote de equipamentos, mas mantém a carroceria da terceira geração do SUV, cujo visual já havia sido descontinuado globalmente em 2021.
Externamente, o SUV recebeu uma nova grade cromada, faróis e lanternas em LED atualizados, rodas diamantadas de 18 polegadas e para-choques redesenhados.
Internamente, o modelo traz teto solar panorâmico, central multimídia com tela flutuante de 9” e conexão para Android Auto e Apple CarPlay (via cabo), além de ar-condicionado digital de duas zonas com saídas traseiras, bancos dianteiros com ajustes elétricos, carregador por indução e espelho interno eletrocrômico.
Entre os itens de segurança e conforto, destacam-se os seis airbags, câmera de ré, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, aviso de colisão traseira com tráfego cruzado e detector de pontos cegos. Outros recursos incluem freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, abertura elétrica do porta-malas por aproximação, chave presencial, modos de condução (Sport, Eco e Comfort) e piloto automático com limitador de velocidade.
O motor é o 1.6 Turbo GDI a gasolina, com 177 cv e 27 kgfm de torque, associado a um câmbio automatizado de dupla embreagem a seco (DCT7) de sete marchas, que recebeu atualizações para maior conforto, durabilidade e eficiência em baixas velocidades. O Tucson conta com garantia de cinco anos sem limite de quilometragem.
O SUV será comercializado por R$ 189.990 e, agora, com uma novidade: ele não será ofertado apenas nas autorizadas da CAOA, mas também em toda a rede de concessionárias Hyundai.
Mesmo com algumas melhorias, a Hyundai repete a receita aplicada na primeira geração do Tucson: o custo-benefício. O modelo oferece um pacote de equipamentos interessante para enfrentar concorrentes como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Onde a terceira geração do Tucson ainda é fabricada?
A quarta geração do Tucson foi apresentada em 2020 e, logo em seguida, a terceira geração foi descontinuada globalmente. Apesar disso, ela ainda é fabricada no Brasil e no Paquistão, em uma fábrica autorizada pelo Grupo Nishat, um conglomerado empresarial local, em um modelo semelhante ao que ocorre no Brasil com a CAOA.
E a nova geração?
Um dos dois modelos aguardados para 2025 pela Hyundai é a quarta geração do Tucson. Contudo, ainda não há uma data de lançamento programada. Muito provavelmente, quando lançada, a nova geração conviverá com a que foi relançada agora.