A Toyota fará mudanças em sua linha brasileira em 2025. Chegarão o Yaris Cross e a van Hiace. O Yaris em sua versão sedã deixa de ser oferecido.
O Yaris Cross é um SUV compacto que chega para ser uma opção mais barata que o Corolla Cross. Vai concorrer com os modelos que estão na mesma categoria de Volkswagen Nivus e Renault Kardian. O Yaris Cross chegará com um conjunto híbrido que trabalhará com o já conhecido motor 1.5 e será produzido no interior de São Paulo.
Na prática a linha de produção do Yaris Sedan será desativada para dar lugar ao Yaris Cross, produto que a marca articula trazer ao Brasil há pelo menos três anos. A Toyota da Argentina, que importa o modelo do Brasil, foi quem emitiu um comunicado sobre o fim do modelo. Aqui no Brasil as vendas da versão sedã do Yaris não são tão ruins (cerca de 1800 unidades por mês em 2024), o que significa que a Toyota aposta alto no novo modelo.
O Yaris Cross tem 4,31m de comprimento – cinco centímetros a mais que o VW Nivus e 20 centímetros a mais que o Fiat Pulse. É também maior que o Jeep Renegade.
Van argentina
Da Argentina virá outro lançamento da Toyota em 2025. A van Hiace chegará ao mercado para competir com modelos da Peugeot, Fiat, Citroën e Mercedes-Benz.
A Hiace é montada na Argentina com peças importadas do Japão. Ela tem versões para cargas e passageiros, mas em um primeiro momento está confirmada só a versão de passageiros para cá. O motor é o mesmo 2.8 turbodiesel que a marca usa na Hilux, o que facilita o serviço para a rede de concessionárias. A Hiace tem 5,91m de comprimento e é vendida na Argentina com central multimídia e ar-condicionado.
Hilux Champ não chegará agora
Uma versão mais simples da picape Hilux, que era cogitada para chegar ao mercado latino com uma versão mais barata para o trabalho, ainda não dará as caras por aqui. A Toyota registrou a Hilux Champ no Brasil no começo de 2024, mas ainda avalia custos para fabrica-la na Argentina.
O modelo já existe em mercados asiáticos e se parece muito com os modelos Bandeirante que a montadora vendeu em seu passado no Brasil. Apesar de ter um visual totalmente diferente da Hilux convencional, a Champ utiliza a mecânica semelhante da Hilux que conhecemos.