A Lamborghini, tão celebrada por seus superesportivos, esteve à beira de fazer um sedã, carroceria inédita em toda sua história. Ela apresentou até um protótipo no Salão de Paris, mas depois recuou e engavetou o projeto para todo o sempre.
Sempre muito seletiva, tanto é que hoje tem apenas três carros em seu portfólio – Revuelto, Temerário e Urus – a Lamborghini trabalhou bastante no projeto do Estoque, carro conceito totalmente diferente da proposta da marca para a época.
O ano era 2008, e a Lambo tinha em seu catálogo apenas carros esportivos mid engine de dois lugares. E eis que os engenheiros desenvolveram um sedã quatro portas e motor dianteiro, o primeiro desde outro carro fora da caixa, o off-road LM002.
O Estoque foi mostrado no Salão Paris de 2008 com destaque. Tinha o motor do Gallardo, um 5.2 V10 aspirado, com possibilidade de ganhar um V12 mais pra frente, além de um turbodiesel. Não deu tempo.
Em março de 2009, a Lamborghini decidiu engavetar o projeto, alegando “considerações de marketing”. Talvez, o maior problema de marketing tenha sido o preço. O Estoque custaria 230 mil euros – com a inflação, cerca de 320 mil euros hoje, o equivalente a R$ 2 milhões.
A Lamborghini decidiu, então, apostar em outro modelo 4 portas, o Urus, esse sim em linha – e um sucesso de vendas, mesmo sendo um SUV, carroceria até então distinta para os padrões da marca – como o Estoque tentou ser.