Fastback híbrido já está em produção e trará de volta a cor azul do Pulse

Sistema híbrido leve equipará veículos da Fiat na versão Impetus, que com motor convencional custa a partir de R$ 145 mil

A Fiat começará a lançar versões híbridas leve de seus veículos no Brasil. Pulse e Fastback serão os primeiros com o novo conjunto de motores, inédito na linha brasileira. A informação foi confirmada pela Fiat após ser adiantada pelo perfil @stellantis_clube no Instagram, que também citou a volta da cor Azul Amalfi para a linha Fiat.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Eis o primeiro registro do nascimento do Fastback híbrido: a foto do desenho no painel, revelada pelo perfil stellantis_clube

Segundo a Stellantis, grupo dono da Fiat, os novos modelos já estão em produção em Betim e a chegada às concessionárias deve acontecer em novembro. É a primeira vez que o grupo produzirá um veículo híbrido no país, mas não uma novidade para a indústria automotiva nacional. A Toyota já faz isso desde 2019 no interior de São Paulo.

Azul Amalfi está de volta

Cor Azul Amalfi ficou por dois anos na linha Fiat servindo ao Pulse e agora chegará ao Fastback (foto: Renato Fonseca/ Turboway)

A cor azul Amalfi foi utilizada no lançamento do Pulse e ficou na linha até o ano passado. Agora ela deve ser utilizada no Fastback para o lançamento da versão híbrida do modelo. Associar a cor azul ao modelo é uma estratégia da marca. Normalmente as fabricantes aplicam adereços azuis aos veículos híbridos como forma de diferenciá-los do restante da linha, principalmente quando estes veículos possuem versões híbridas e convencionais.

Híbrido, mas híbrido leve (e isso é importante saber)

Também foi revelado que o Fastback híbrido consumirá menos combustível. A grande vantagem de veículos híbridos é consumir menos combustível. No caso do Fastback, na cidade sobe de 8,1 km/l para 9,6 km/l, enquanto na estrada passa dos 9,7 km/l para 10,9 km/l.



É um ganho pequeno se comparado com outros veículos híbridos, mas aqui há uma explicação. O sistema híbrido utilizado pela Fiat nestes modelos será o híbrido leve, chamado de MHEV. No sistema híbrido leve há também o uso de dois motores – o elétrico e o convencional – porém o elétrico é usado como um substituto do alternador e do motor de arranque.

É o mesmo caso do Kia Stonic, onde a marca anuncia o veículo como híbrido e não deixa totalmente claro que é um sistema híbrido menos relevante do que o sistema pleno, onde o motor elétrico trabalha com certa equivalência sobre o motor convencional.

O motor híbrido que a Fiat está lançando gera torque adicional para o motor convencional e também energia para carregar a bateria de 12 volts presente no veículo. O sistema híbrido deve estar disponível inicialmente apenas nas versões Impetus do Pulse e do Fastback. Atualmente estas versões têm preços entre R$ 140 mil e R$ 160 mil.

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários