Qual a pergunta que o presidente da Volkswagen no Brasil mais recebe pelas redes sociais?
Segundo ele: “quando o Golf volta ao Brasil?”. Ciro Possobom é o presidente da marca no Brasil e agora tem uma resposta: o Golf volta em 2025.
O público em geral não entendeu a marca ter tirado o Golf do nosso mercado em 2020. É fato que o Golf demorou a chegar por aqui. O primeiro Golf chegou ao mercado europeu em 1974 com um apelo de carro acessível, mas era um produto muito caro para a América Latina e isso deu origem a um projeto mais simples para nosso mercado, que foi o Gol.
Em 1995 o Golf chegou ao Brasil como um produto premium da Volks, ainda que na Europa ainda carregasse o rótulo de carro pop. A razão é que em 95 o Brasil estava com o mercado aberto para os importados e foi uma oportunidade que a VW encontrou para trazer o carro, ainda com um preço que muitos não poderiam pagar. A aposta deu certo e o Golf passou a ter produção nacional, em São José dos Pinhais (PR). O Golf foi por muitos anos o carro dos sonhos de várias pessoas.
Quando a VW retirou o veículo de linha, em 2020, deixou para as versões mais caras do Polo a missão de agradar o público do Golf. Fez porque o custo do veículo cresceu e as vendas caíram. Não convenceu. Mais do que fazer números no ranking de vendas da marca, o Golf se tornou um símbolo da marca e tirá-lo do mercado quando todos esperavam uma versão atualizada não parece ter sido uma boa decisão.
2.0 GTI
O Golf que vem aí é o 2.0 GTI e deve ter 265 cv de potência com câmbio automático de sete marchas. A aceleração é de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. A versão que roda na Europa tem multimídia inteligente com ChatGpt integrado. A velocidade máxima é de 250 km/h. Nada de versões elétricas, o Golf é raiz. Essa prévia eu escrevo com base no que o Golf é oferecido no exterior.
O Golf GTI que vem aí será novamente para alguns: quem tem dinheiro e quem se identifica com a marca e modelo. Será apenas importado, não chegará por menos de R$ 200 mil e nessa faixa existem diversos concorrentes, mesmo que em outras categorias. O valor de R$ 200 mil é a média do que o carro custa em Dólar no exterior, ainda sem contar impostos de importação.