Ele é um velho conhecido do brasileiro, já está consolidado por aqui desde que chegou, em 2012. Mas só agora, 12 anos depois, o Hyundai HB20 vai ser exportado para a Argentina. A data exata, no entanto, não foi definida.
O HB20 já é exportado para o Uruguai e Paraguai, países com demanda muito menor por carros. E é justamente a capacidade restrita de produção que sempre atrasou a exportação para a Argentina.
Em entrevista ao site motor1 da Argentina, o porta-voz da Hyundai local afirmou que a capacidade restrita de produção do Brasil e mais as restrições de importação por parte do governo argentino atrapalharam os planos de chegada ao país. Mas tudo isso parece ter sido superado. Ele disse, também, que o modelo era um velho pedido dos clientes.
Assim como no Brasil, O HB20 deverá ter como rivais na Argentina o Peugeot 208, o Volkswagen Polo e o Toyota Yaris, todos modelos de entrada e com boa saída. A primeira posição nas vendas do segmento é do 208 – vice-líder nas vendas globais, atrás do Fiat Cronos.
As versões, os preços, as quantidades importadas e data do inicio das vendas do HB20 ainda serão divulgados. É provável que ele custe mais ou menos o preço do 208. A versão 2025 do modelo da marca francesa sai por 21 milhões de pesos argentinos, cerca de R$ 125 mil.
A Hyundai atualmente vende 11 modelos em solo argentino: os carros de passeio New Creta, New Tucson, Kona, Creta, Veloster, Veloster N, Ioniq Hybrid e Staria, e os comerciais HD-78, HD-65 e H350.