O Fiat 500, um carro ícone da Fiat, teve a produção de sua versão convencional (gasolina) encerrada na Europa. Atualmente a fábrica polonesa de Tychy era a única a construir o modelo. A Fiat mantém em linha o E-500, a versão elétrica do modelo que é fabricada na Itália e pretende lançar uma versão híbrida até 2026.
O 500 à gasolina se tornou um símbolo da marca e foi vendido no Brasil por nove anos. As últimas versões têm motor 1.0 (de 70cv) com um sistema híbrido leve. O câmbio é manual de 6 marchas. Essa versão é que deixou de existir e atualmente está disponível apenas em estoque na Europa.
O 500 é uma releitura do modelo que construiu o sucesso da marca na Europa entre 1957 e 1975. A versão atual entrou em linha em 2007 e chegou a ter produção também no México. O Brasil recebeu tanto a versão polonesa quanto a mexicana. Ele foi vendido entre 2009 e 2018 por aqui, com uma pequena pausa neste meio. Desde 2018 a Fiat não importa o 500 à combustão para cá. A versão elétrica (e500) ainda é importada e vendida nas lojas brasileiras.
Segundo o portal italiano AlVolante, a Fiat trabalha neste momento em um projeto para lançar uma nova versão híbrida sobre o atual e500. O motivo é que a venda de carros elétricos está em queda na Europa e o e500 segue essa tendência sendo que o projeto ainda tem longa vida útil.
O maior problema para a Fiat é que a fábrica italiana de onde sai o e500 atualmente só produz modelos com baixa escala de vendas e a empresa flerta com o prejuízo: na fábrica de Turim a Fiat atualmente produz o e500 e dois modelos da Maserati.