Um dos mais controversos executivos do mercado automotivo, Carlos Ghosn quebrou o silêncio e afirmou, categoricamente, que a nova aliança entre Honda, Nissan e Mitsubisi é uma forma disfarçada da Honda adquirir as outras duas montadoras. A declaração foi dada em entrevista à Automotive News.
Ghosn viu sua credibilidade ruir após um pedido de prisão seguido de fuga cinematográfica no Japão, em 2019. Mas o franco-brasileiro de origem libanesa caiu atirando. Além de negar as acusações, as quais chama de conspiração, ele se defende atacando.
Ele afirma que a Honda é claramente a maior das 3 montadoras da aliança e que “certamente será quem irá se sentar no banco do motorista”. A aliança foi formada no começo do mês, mas os detalhes da parceria não foram revelados. O que se sabe é que Honda e Nissan assinaram acordos separados para tratar de baterias e motores elétricos.
Fuga na caixa de instrumentos musicais
Preso no Japão em 2018 por fraude fiscal, Ghosn cumpria prisao domiciliar, quando em 2019, sofreu novas acusações. Sob fiança, fugiu do país rumo ao Líbano, país que não extradita cidadãos.
O executivo viajou em um avião particular dentro de uma caixa de instrumentos musicais. Até hoje ele tem um pedido de prisão em aberto no Japão. “Tenho meus advogados. Eles estão lidando com isso”, disse na entrevista.
Hoje ele leva uma vida bem diferente no Líbano, dando aulas em uma faculdade local e ajudando startups oferecendo seus conselhos de negócios.
Quem é Carlos Ghosn?
Carlos Ghosn é brasileiro, nasceu em Porto Velho, Rondônia, e foi com a família para o Líbano aos seis anos. Com nacionalidades brasileira, francesa e libanesa, ele ficou conhecido nos anos 2000 por salvar a montadora japonesa Nissan da falência.
Carlos sustenta que sua condução à frente da Nissan, que levou a uma junção com a Renault, desagradou os japoneses. Entre os feitos de Ghosn à frente da Nissan está o plano de eletrificação da linha da empresa, que resultou no projeto do Nissan Leaf, hoje vendido no Brasil.
Um documentário sobre a vida de Carlos Ghosn explica em vídeo as diversas controvérsias sobre o executivo. O Turboway já viu.