O Kardian é a aposta da Renault para aumentar suas vendas no Brasil e tentar acompanhar a concorrência na categoria do Fiat Pulse e Chevrolet Tracker. Vale a pena comprar um Kardian e o que ele tem de melhor e pior em relação aos concorrentes? Contamos isso aqui.
Um ponto positivo é que o Kardian está estreando no Brasil uma nova plataforma de carros da Renault que foi trazida da Europa e tem vocação para servir também para produtos híbridos e elétricos no futuro. Os concorrentes Pulse e Tracker são montados sob a plataforma de outros carros nacionais que as montadoras decidiram incrementar: o Pulse deriva do Argo e o Tracker do Onix.
Aqui um ponto para a estratégia da Renault em trazer uma nova plataforma: o compacto da marca no Brasil era o Stepway, antes chamado de Sandero Stepway, que é um modelo com tecnologia defasada em relação aos concorrentes e também já sem forte presença no mercado.
É econômico?
O Kardian navega em um mercado em que o consumidor pode pagar um pouquinho a mais pelo carro zero, mas não quer ter contas absurdas para pagar para manter o veículo. A Renault parece ter entendido isso. Quem não se lembra dos carros da Renault de 30 anos atrás, que davam trabalho?
O Kardian tem motor 1.0 turbo flex que desenvolve 125cv de potência e 24 kgfm de torque. É um motor econômico que chega a fazer 13km/l com etanol na estrada. Isso só não é mais econômico que o Pulse na versão 1.3 aspirada, que tem o melhor custo-benefício da categoria.
Como é o acabamento?
O acabamento da Renault melhorou em relação aos modelos anteriores. É outro recado que a marca francesa parece ter aprendido depois de muito tempo: o Brasil não tem modelos baratos e mais sofisticados como a Europa, mas o consumidor brasileiro está mais exigente do que há 30 anos. Não dá para falar que diminuíram os plásticos porque eles de fato continuam lá, mas a qualidade subiu. Os bancos também tem acabamento melhor e oferecem mais conforto em relação ao que foi o Sandero e ao Duster no passado.
Como são as vendas?
Embora a Renault tenha se esforçado para mudar no Kardian elementos que eram pontos fracos em veículos anteriores da marca, as vendas não estão perto dos concorrentes. Segundo o relatório mensal da Fenabrave, a federação que reúne os distribuidores de veículos no Brasil, o Kardian emplacou 5.191 unidades no primeiro semestre de 2024. O Fiat Pulse emplacou 18.103 e o Volkswagen Nivus 25.866.
Quais os preços e versões do Renault Kardian?
A mais básica é a Evolution, que sai por R$ 112.790. É um preço um pouco acima das versões mais baratas do Fiat Pulse, seu concorrente direto, mas tem uma explicação: as versões mais baratas do Pulse não têm motor turbo. Se isso não for um diferencial para você, considere fortemente o Pulse. No acabamento interno o carro da Renault leva vantagem.
Todas as versões do Kardian têm o mesmo motor e o mesmo câmbio automático. Todos trazem central multimídia e volante com ajuste de altura e profundidade. Este último ponto é um destaque em relação aos concorrentes.
A versão Techno agrega freio eletrônico, ar-condicionado digital, ajustes elétricos dos retrovisores, partida remota, painel digital, acabamento com revestimento premium. Sai por R$ 122.990.
A versão de topo é a Premiere, que sai por R$ 132.790. Adiciona melhor acabamento, novo desenho das rodas, antena tubarão, teto bicolor, carregador para smartphone por indução, sensores de estacionamento na frente e atrás.
Vale a pena comprar?
Sim
O Kardian tem um bom motor, bom custo-benefício e tem melhorias em relação a seus antecessores na Renault. É uma boa opção em relação aos concorrentes e foi destaque em comparativos das revistas QuatroRodas e AutoEsporte, as principais do país.
O modelo é um avanço em relação aos Renaults antecessores de categoria semelhante e a dúvida entre os concorrentes fica mesmo para o test-drive e gosto do comprador.
Não
Se você precisa de porta-malas grande, fuja do Kardian. Nesse quesito só o Nivus se destaca. Kardian e Pulse têm espaços parecidos, em torno de 300 litros, o mesmo que carros mais baratos das mesmas marcas.
A central multimídia também não é das melhores. A central Uconnect da Fiat e Jeep é superior em desempenho e visual. O Kardian não tem em nenhuma versão o alerta de permanência em faixa, item de segurança muito útil que já está presente em versões mais caras do Pulse e do Nivus.