Montadoras avançam na eletrificação, mas um novo motor a combustão surge

Ele é pequeno, leve e produz mais torque. Será uma revolução tardia no mundo automotivo?

Se engana quem pensa que as montadoras só pensam em desenvolver carros elétricos. Embora esteja em segundo plano para a maioria, ainda existe uma sobrevida para o motor a combustão. E não estamos falando de um motor mais refinado. Estamos falando de um novo tipo de motor.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Uma empresa americana chamada Avadi está reinventando o motor a pistão. Eles estão até avançados nisto. Já possuem um modelo testado como protótipo e, ao que tudo indica, será inserido no mercado em algum momento. Por enquanto, ele foi batizado de MA-250.

E como é esse novo motor a combustão? Trata-se de um pistão que gira dentro do cilindro, mais especificamente, dentro da câmara de combustão, gerando mais torque do que o convencional. Ele elimina o trem de válvulas tradicional, já que as válvulas de admissão e de escape são trocadas por um disco rotativo no cabeçote do cilindro.

O resultado disso é um motor extremamente pequeno e leve. Para se ter uma ideia, ele é tão potente quanto um motor 250 cc de moto, mas tem o tamanho de um 50 cc – e menos de 12 quilos. A ideia, neste início, é equipar motos e equipamentos pequenos como cortadores de gramas e drones, mas não parar por aí.



A empresa espera um dia equipar carros. Se não for como motor principal, que seja como um apoio ao motor elétrico, numa espécie de papel invertido com os dos híbridos atuais – em que pequenos motores elétricos dão suporte ao motor a combustão principal.

Esta ideia não é nova e por isso parece ser viável. A Mazda já criou seu motor rotativo a combustão para gerar ainda mais eletricidade. Em vez de ser ligado às rodas, o motor rotativo funciona como uma espécie de gerador. Batizado de Wankel Engine, o motor equipará o modelo MX-30 e-Skyactiv R-EV.

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários