De olho num público mais jovem, a Hyundai apresentou ao mundo seu mais novo subcompacto elétrico barato, o Hyundai Inster. Menor do que o nosso HB20, ele quer mirar no público consumidor da versão elétrica do Kwid.
Estamos falando de uma briga que ocorre fora do Brasil, mas que pode ter consequências futuras por aqui, já que temos recebido – com atraso – algumas das novidades globais de carros elétricos, embora isso ocorra mais frequentemente com modelos chineses.
Apesar de mirar no Kwid elétrico, o Hyundai Inster promete números melhores. A autonomia será de 354 km contra 222 km do rival. A potência irá variar de 95 a 113 cavalos, contra 44 a 64 cv do Kwid elétrico.
O tamanho fará com que os modelos se aproximem. O Inster terá opções de 4 e 5 lugares, este último previsto apenas para um segundo momento, em 2025. Embora pequeno, o Inster vem com controle de cruzeiro adaptativo, câmera surround, base de caregamento sem fio e assistência de farol alto.
O carro vem também com volante aquecido, aviso de saída de faixa, assistente de direção em rodovias e conexões sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.
A lista de equipamentos inclui bancos dianteiros aquecidos, ar-condicionado automático e teto solar. Embora nem todos estejam disponíveis na versão mais básica, o Hyundai Inster deve custar menos de 20 mil euros. Uma versão cross deve ser lançada futuramente, aumentando a gama.
O Insper é baseado no Hyundai Casper e ficará posicionado abaixo do Kona, que tem boa aceitação. Tudo indica que terá sucesso, principalmente como carro urbano. Tomara que venha ao Brasil.