Foi em 2021 que noticiamos aqui que a Peugeot estava trocando sua logomarca. O tradicional leãozinho estava de mudança para algo mais sóbrio, com fundo preto. A partir daí a Peugeot mudou concessionárias, mudou propagandas… mas não mudou o logotipo nos carros. Você reparou?
Isso vai mudar com a próxima renovação da linha e quem estreia a novidade é o novo Peugeot 2008, o SUV da marca que está confirmado para chegar no próximo mês com versões turbo e elétrica. O modelo substituirá a versão atual (foto abaixo).
Nem sempre a Peugeot é uma marca fácil de explicar. O fato de ter trocado o logo em 2021 e ter usado o antigo até agora em seus carros brasileiros é um destes pontos. O outro é que a marca já vende a versão elétrica do Peugeot 2008 por aqui desde novembro de 2022 e ele chegou aqui com o visual que ele tem na Europa desde 2021, mas a versão a combustível continuou sendo vendida com o visual antigo até agora. Ou seja, a versão que teremos agora irá unificar o visual das versões elétrica e convencional.
Assim o Peugeot 2008 não será nenhuma grande novidade, afinal ele já roda com esse visual há um bom tempo na Europa. É muito diferente da versão atual brasileira. Tem 4,30 metros de comprimento (contra 4,16 da versão anterior). São 3 centímetros a mais que o Jeep Renegade. O porta-malas tem 434 litros e com isso ganha 30 litros em relação ao modelo anterior.
Um ponto a ser destacado é que o carro na versão flex deixará de ser fabricado no Brasil (o elétrico já era importado, da Europa) e passará a ser trazido da Argentina. Aqui também vale pontuar que o 2008 era produzido na fábrica da Peugeot-Citroën de Porto Real, no interior do Rio de Janeiro. A Stellentis, empresa que resultou da fusão Fiat-Peugeot, já informou que essa unidade concentrará os produtos da Citroën e também deve fabricar no futuro o Jeep Avenger.