A Volkswagen desistiu de usar a sigla GTX em seus carros. Nascida há apenas 3 anos paa batizar seus carros elétricos mais potentes, a GTX não agradou internamente. A montadora já quer resgatar outra sigla, essa, sim, de suceddo: a GTI em seus próximos modelos.
A sigla GTX foi usada pela primeira vez no elétrico ID.4, mas também foi usada no ID.Buzz, ID.7 e mais recentemente no ID.3. E só. Já a partir dos próximos lançamentos, é certo que a montadora irá usar tanto a sigla GTI quanto a designação R, outra que ficou marcadanos modelos a combustão.
A troca foi confirmada pelo CEO da Volkswagen Thomas Shäfer. “Os GTX são uma submarca de performance da plataforma MEB, mas precisamos recuperar os GTI e os R nos próximos produtos”, disse o todo-poderoso ao site Autocar.
Quem deverá reestrear a sigla de sucesso deverá ser o Golf GTI, que voltará em 2027 totalmente elétrico. O modelo será uma espécia de evoluçao do ID.2all. Já o Golf R deverá sair em 2029, com tração integral e dois motores, um para cada eixo.
Embora tenha nascido velho, os GTX vão continuar em linha normalmente, e estamparão as latarias dos modelos já lançados, permanecendo durante todo o ciclo de vida.